Cade aprova aquisição de dona da Kopenhagen pela Nestlé

Caso não haja recurso da decisão ou se não houver nova análise, em 15 dias, a operação estará definitivamente aprovada

Author
Publicado em 11/02/2024 às 15:08h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 11/02/2024 às 15:08h Atualizado 1 mês atrás por Jennifer Neves
Nestlé - Shutterstock
Nestlé - Shutterstock

🍫 A Superintendência-Geral do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) aprovou a operação de aquisição das empresas do Grupo CRM pela Nestlé Brasil (NSRGY), na última sexta-feira (9). Marcas como Kopenhagen, Chocolates Brasil Cacau e Kop Koffe pertencem à CRM.

Caso nenhum terceiro interessado recorra da decisão ou se o Tribunal não submeter nova análise sobre o caso, no prazo de 15 dias, a operação estará definitivamente aprovada.

De acordo com nota do Cade, a área técnica do conselho concluiu que as empresas não têm capacidade ou incentivos para fechar mercados verticalmente relacionados aos seus negócios. Por esse motivo, a compra não gera preocupação entre a concorrência.

“A SG concluiu que há elementos suficientes para afastar a possibilidade de exercício de poder de mercado pela Nestlé após a operação nos cinco mercados relevantes com sobreposição horizontal”, diz a nota.

Além disso, o Cade enfatizou que a operação está de acordo com os limites estabelecidos com a Nestlé e o órgão, assinado como condição para o conselho aprovar a aquisição da Chocolates Garoto pela empresa.

A Nestlé se comprometeu “a não adquirir de terceiros quaisquer ativos que representem, acumuladamente, participação de mercado, medida pelo faturamento no ano anterior à cada operação, igual ou superior a 5% do mercado relevante nacional de chocolates”. O acordo vale por cinco anos contados da homologação judicial.