Brava Energia (BRAV3) esclarece rumores sobre produção no campo de Atlanta

A produção de petróleo, localizado na Bacia de Santos, teve início em 1º de janeiro.

Author
Publicado em 07/01/2025 às 10:24h - Atualizado 13 dias atrás Publicado em 07/01/2025 às 10:24h Atualizado 13 dias atrás por Elanny Vlaxio
A plataforma iniciou a extração de óleo (Imagem: Shutterstock)
A plataforma iniciou a extração de óleo (Imagem: Shutterstock)

💬 A Brava Energia (BRAV3) informou que os dois novos poços em operação no campo de Atlanta estão em fase de estabilização. Nas últimos 24 horas, esses poços produziram cerca de 23 mil barris de óleo equivalente, conforme previsto pela empresa.

A comunicação enviada à CVM (Comissão de Valores Mobiliários) visa esclarecer as recentes notícias veiculadas pela mídia, as quais atribuíam à empresa um aumento na produção do Campo de Atlanta. 

A companhia anunciou que a produção de petróleo no campo FPSO Atlanta, localizado na Bacia de Santos, teve início em 1º de janeiro. A plataforma, cuja operação foi autorizada pela ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e  Biocombustíveis) no final de dezembro, já iniciou a extração de óleo.

Um pouco sobre as etapas

🗣️ A empresa ressaltou ainda que a conexão dos quatro poços remanescentes do campo de Atlanta será realizada em duas etapas, conforme previsto na apresentação de resultados do terceiro trimestre de 2024. 

A primeira etapa, envolvendo os poços 4H e 5H, está programada para ser concluída até o final do primeiro trimestre de 2025. A segunda etapa, que abrangerá os poços 2H e 3H, está prevista para ser finalizada no segundo trimestre deste ano. A empresa informou que, no momento, não há perspectiva de antecipação do cronograma estabelecido. 

"A BRAVA reforça que atualizações acerca da performance operacional e produção da Companhia serão tratadas no Comunicado de Produção divulgado mensalmente pela Companhia. Por fim, a Brava reforça o seu compromisso em manter seus investidores e o mercado em geral devidamente informados...", diz o comunicado. 

Um pouco sobre o FPSO Atlanta

🛢️ A Brava anunciou na última semana um investimento de aproximadamente US$ 1,2 bilhão no projeto. O FPSO Atlanta, cuja capacidade de produção é de até 50 mil barris de petróleo por dia, possui ainda capacidade de tratamento de água de até 140 mil barris por dia e de armazenamento de até 1,6 milhão de barris de petróleo.

A empresa implementou diversas medidas sustentáveis nas obras de adaptação do FPSO Atlanta, resultando na redução de sua pegada de carbono. Entre as iniciativas, destaca-se a reutilização de parte do aço existente, que evitou a emissão de mais de 100 mil toneladas de CO2 (dióxido de carbono). 

Leia também: Petrobras (PETR4) faz 1ª chamada pública para adquirir biometano

Além disso, a companhia adotou outras práticas como a recuperação de calor residual, a inertização de tanques, a integração energética e o uso de óleo do próprio campo como combustível alternativo.

A construção e operação do navio foram contratadas da Yinson Production em fevereiro de 2022. Em julho de 2023, a Yinson exerceu sua opção de compra do FPSO Atlanta, iniciando assim um contrato de afretamento, operação e manutenção com duração de até 20 anos.

BRAV3

BRAVA
Cotação

R$ 23,71

Variação (12M)

-17,71 % Logo BRAVA

Margem Líquida

5,99 %

DY

1.62%

P/L

21,31

P/VP

0.98