Braskem (BRKM5): B3 exclui empresa do índice de sustentabilidade

B3 havia divulgado prévia do índice de sustentabilidade para 2024 com a presença da Braskem, na semana passada

Author
Publicado em 05/12/2023 às 12:45h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 05/12/2023 às 12:45h Atualizado 1 mês atrás por Juliano Passaro
(Shutterstock)
(Shutterstock)

🚫 A Braskem (BRKM5) vai deixar de fazer parte do índice de sustentabilidade empresarial da B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), o ISE, a partir da próxima sexta-feira (8). A informação foi divulgada pela operadora da bolsa de valores de São Paulo nesta terça-feira (5).

A companhia virou manchete nos jornais, desde a semana passada, após o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), decretar estado de emergência por 180 dias na cidade. 

O decreto foi realizado por haver risco iminente de colapso em um dos poços da antiga mina de sal-gema da Braskem

Veja também: Vale (VALE3) eleva projeções de produção de minério de ferro; confira

🌳 O ISE é o principal índice para investidores que consideram os critérios ESG (ambiental, social e governança, na tradução da sigla para o português).  

Índice de sustentabilidade da B3 e Braskem 

A B3 havia divulgado a prévia do índice de sustentabilidade para 2024, na última sexta-feira (1º). A prévia contava com a presença da Braskem. O fato gerou burburinhos no mercado. 

Em comunicado ao mercado, a B3 destacou que iniciou, também na sexta, o "Plano de Resposta a Eventos ESG". Foi esse plano que levou à decisão de exclusão da Braskem do índice de sustentabilidade. 

"A decisão não deve ser tomada como pré-julgamento das responsabilidades da companhia", informou a B3. 

A operadora da bolsa de valores assegurou que ativos que "durante a durante a vigência da carteira se envolvam em incidentes que as tornem incompatíveis com os objetivos do ISE B3” serão excluídos do índice.