Black Friday na Bolsa: Veja as empresas que mais podem ganhar com a data

Varejistas, supermercadistas e até redes farmacêuticas se prepararam para a Black Friday.

Author
Publicado em 28/11/2025 às 09:24h - Atualizado 2 minutos atrás Publicado em 28/11/2025 às 09:24h Atualizado 2 minutos atrás por Marina Barbosa
Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bi no Brasil em 2025 (Imagem: Shutterstock)
Black Friday deve movimentar R$ 5,4 bi no Brasil em 2025 (Imagem: Shutterstock)

A Black Friday promete impulsionar as vendas do varejo brasileiro nesta sexta-feira (27), movimentando cerca de R$ 5,4 bilhões.

💲 As empresas da B3 se prepararam para atrair parte dessas vendas, oferecendo descontos de até 80% e mais de R$ 1,2 bilhão em crédito para os seus consumidores.

Como de costume, as ofertas poderão ser encontradas em lojas de eletroeletrônicos, móveis, eletrodomésticos e vestuário, como Casas Bahia (BHIA3), Magazine Luiza (MGLU3) e C&A (CEAB3).

Hipermercados e farmácias também estão apostando na data para ampliar as vendas, pois pesquisas indicam que os brasileiros vão aproveitar as ofertas para repor as despensas.

Veja aqui as estratégias adotadas pelas empresas da B3 na Black Friday

"A expectativa é de uma Black Friday tão boa quanto foi no ano passado. As empresas têm investido bastante em marketing para impulsionar as vendas e, por mais que haja uma desaceleração na nossa economia, as vendas tendem a ser fortes", afirmou o estrategista de ações da Nomos, Max Bohm.

Quem ganha mais na Bolsa?

Ainda assim, analistas dizem que algumas companhias têm mais chances de se dar bem na Black Friday.

🔎 O Mercado Livre (MELI34) é uma das principais apostas dos analistas, apesar da crescente concorrência com plataformas asiáticas como Shein e Shopee.

O analista da Ativa Investimentos, Lucas Barbosa, explicou que o Mercado Livre tem apresentado um volume de vendas superior nesse período já há algum tempo e apostou pesado na data neste ano.

Além de descontos de até 80%, a plataforma investiu quase US$ 19 milhões em cupons para a Black Friday de 2025. Foi o seu maior investimento para o evento e aproximadamente o dobro do realizado por um dos seus principais concorrentes: a Amazon (AMZO34).

Com isso, quem também pode se dar bem é a Casas Bahia, que começou a vender eletrodomésticos, eletrônicos e móveis na plataforma do Mercado Livre neste mês de novembro. Veja aqui os detalhes da parceria.

O Magazine Luiza também está no radar dos investidores, pois a Black Friday já tornou-se uma data importante para a empresa e, neste ano, a companhia ainda anunciou uma parceria com a Americanas (AMER3).

"Mercado Livre e Magalu estão se intensificando nisso. Por isso, podem capturar bons ganhos nesse evento", disse Lucas Barbosa.

👚 No setor de vestuários, C&A, Renner (LREN3), Azzas (AZZA3) e Grupo SBF (SBFG3), dono da Centauro, se destacam entre as apostas do mercado.

O analista da Ativa Investimentos ainda cita o possível aumento de vendas de produtos de higiene e cosméticos em redes de farmácias como a Raia, da RD Saúde (RADL3).

O estrategista-chefe da RB Investimentos, Gustavo Cruz, lembra, no entanto, que o impacto dessas vendas pode demorar a fazer preço na bolsa.

Ele explicou que as ações dessas empresas não tendem a variar muito diante dos números da Black Friday. O principal impacto deve vir mesmo na apresentação dos resultados consolidados do quarto trimestre.

"A Black Friday não é prontamente colocada no preço das ações. Agora, se a empresa chega no ano que vem e fala que o quarto trimestre foi muito mais forte do que o mercado esperava, ela vai ser recompensada com a valorização das ações", disse Cruz.

📢 O momento de dar o próximo passo nos investimentos é agora!

Tenha controle total da sua carteira e conquiste resultados reais.
Aproveite a Black November e economize 50% no plano PRO. Clique e assine agora 🎉

MELI34

Mercado Livre
Cotação

R$ 90,85

Variação (12M)

-8,70 % Logo Mercado Livre

Margem Líquida

7,93 %

DY

-%

P/L

47,93

P/VP

16,01