Biden aumenta tarifa sobre veículos elétricos da China para 100%
A decisão não se limita apenas aos veículos elétricos.
Nesta terça-feira (14), o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou o aumento das tarifas sobre produtos chineses. O imposto cobrado na importação de veículos elétricos quadruplicou, passando de 25% para 100% em 2024.
🚗 De acordo com um comunicado da Casa Branca, as exportações chinesas de carros elétricos aumentaram 70% de 2022 a 2023, devido a "amplos subsídios" da China e "práticas não comerciais que resultam em riscos substanciais de excesso de capacidade".
O governo de Biden também destacou que a nova tarifa protegerá os fabricantes norte-americanos do setor contra as "práticas comerciais injustas" do país asiático.
“Essa medida promove a visão do presidente Biden de garantir que o futuro da indústria automobilística seja feito nos Estados Unidos por trabalhadores norte-americanos”, afirmou a nota.
⚡ O aumento terá impacto na indústria de automóveis elétricos da China, que é um dos maiores mercados, seguido pelos EUA e pela União Europeia. O setor chinês conta com empresas de liderança global na produção e vendas de carros elétricos, como a BYD.
Leia também: ChatGPT: OpenAI anuncia nova versão com interações por voz e imagem
Vale citar que a medida segue uma revisão plurianual das tarifas sobre US$ 300 bilhões em mercadorias chinesas, que foram impostas pelo ex-presidente Donald Trump como parte de sua guerra comercial com o país. Com isso, Biden decidiu manter a maior parte das outras tarifas de Trump em vigor.
Lael Brainard, conselheira econômica da Casa Branca, afirmou que a ação "garantirá que os investimentos históricos em empregos, impulsionados pelas iniciativas do presidente Biden, não sejam prejudicados por uma inundação de exportações injustamente subvalorizadas da China".
🔌 Ela adicionou que "A China está seguindo o mesmo manual que utilizou anteriormente para promover seu próprio crescimento à custa de outros, continuando a investir apesar do excesso de capacidade e inundando os mercados globais com exportações subvalorizadas devido a práticas injustas".
A medida, segundo autoridades americanas, visa conceder um prazo maior para que as empresas nacionais desenvolvam sua própria tecnologia de baterias, competindo de forma mais equilibrada com o gigante asiático.
A decisão não se limita apenas aos veículos elétricos. As baterias de lítio para outros tipos de veículos também serão alvo de tarifas, porém com implementação gradual a partir de 2026.
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos
Pai de todos os indicadores de economia no mundo rouba a cena na semana
Payroll nos EUA sairá nesta sexta-feira (4), dando pistas sobre ciclo de corte de juros
Ibovespa vai de foguete, mas quais são as ações mais descontadas da B3 ainda?
Setor que reúne as empresas brasileiras mais baratas da Bolsa está em liquidação de 34%; confira
Ações pagadoras de dividendos em dólar para aproveitar ainda em 2024
Analistas de Wall Street esperam crescimento dessas empresas no próximo ano; veja lista
Renda fixa do agro sem IR paga 7,40% ao ano acima da inflação até 2027
Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) da Marfrig supera ganho do Tesouro Direto