Barroso diz que, 'em breve', sentenças serão escritas por IA
Magistrados compartilharam experiências sobre como estão incorporando a inteligência artificial no sistema judiciário.

O STF (Supremo Tribunal Federal) está dando um passo importante rumo à modernização e à otimização do tempo de resposta da Justiça brasileira. Sob a liderança do Ministro Luís Roberto Barroso, a Corte está investido em softwares de IA (Inteligência Artificial) para auxiliar magistrados e servidores em diversas etapas do processo judicial.
⚖️ “No Brasil, temos usado a internet para fins jurídicos. Utilizamos a Inteligência Artificial na Suprema Corte onde recebemos 70 mil casos por ano", declarou Barroso na terça-feira (14), durante a abertura do segundo dia do encontro do J20, um grupo que reúne representantes e presidentes de Supremas Cortes de países do G20.
O ministro alertou para os perigos da inteligência artificial, especialmente em relação ao mercado de trabalho e à disseminação de informações falsas. Segundo ele, notícias falsas sobre conflitos armados e mensagens que reforçam preconceitos são grandes preocupações.
Leia também: PL negocia apoio a anistia para Bolsonaro, diz jornal
Barroso ressaltou que o tema está em amplo debate: "Estamos buscando maneiras de utilizar e regular a inteligência artificial de forma a proteger a democracia e garantir a boa governança", declarou.
📱 “Usamos inteligência artificial para criar grupos de casos e também para facilitar os que têm repercussão geral. Também estamos investindo em software de IA que conseguem resumir os casos e tentando desenvolver sistemas para pesquisas de precedentes. Teremos, em breve, IA escrevendo a primeira versão de sentenças”, afirmou Barroso.
No encontro desta terça-feira, representantes do Judiciário de países do G20 estão debatendo a transformação digital e o uso da tecnologia para melhorar a eficiência da Justiça. Magistrados compartilharam experiências sobre como estão incorporando a inteligência artificial no sistema judiciário.
Por exemplo, a Índia afirmou ter um sistema que desmente desinformações em tempo real sobre processos já julgados. Enquanto isso, a Itália mencionou que o tema da justiça digital está em discussão no país.

Ações brasileiras: Qual empresa subiu quase 40% e quem evaporou 55% em abril? Veja os destaques do Ibovespa
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

Renda fixa isenta pagando CDI+ 3,10% ao ano em 2025 entra no radar dos analistas
Entenda como os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) emitidos pelo Madero agradam tanto ao BTG Pactual.

Ibovespa vai de foguete, mas quais são as ações mais descontadas da B3 ainda?
Setor que reúne as empresas brasileiras mais baratas da Bolsa está em liquidação de 34%; confira

Dividendos das estatais secaram? Governo recebe menor valor desde 2022
União Federal colhe o menor repasse de proventos em suas participações em empresas; entenda o caso.

Selic a 15%: Taxa não muda, mas ganhos maiores em CDB, LCA, LCI e Tesouro Selic; veja como
Planejador financeiro do C6 Bank não vê espaço para corte dos juros em 2025, e boas chances de manutenção em 2026.