Banco do Brasil (BBAS3) se prepara para reagir a eventual sanção dos EUA, diz jornal
Segundo a "Bloomberg", BB poderia transferir transações dos EUA para outras filiais no exterior.

O Banco do Brasil (BBAS3) já avalia como poderia lidar com uma eventual sanção dos Estados Unidos, segundo apurou a "Bloomberg".
🔎Para traçar o plano de contingência, a instituição estaria buscando conselhos de escritórios de advocacia americanos. Já o governo federal estaria recolhendo informações sobre o monitoramento do sistema financeiro brasileiro pelo governo americano.
De acordo com a "Bloomberg", uma das medidas estudadas pelo banco seria a transferência de algumas transações em dólar dos Estados Unidos para outras filiais no exterior.
Nada foi decidido até o momento, até porque essas medidas não seriam necessárias caso o governo americano não eleve as sanções contra a instituição e seus clientes.
Leia também: Itaú BBA reduz preço-alvo, pede cautela e projeta ano difícil para o Banco do Brasil (BBAS3)
Lei Magnitsky
O Banco do Brasil entrou no radar do governo americano por causa do embate com o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). Afinal, é por meio do BB que Moraes recebe o seu salário.
O governo americano aplicou a Lei Magnitsky contra Moraes no final de julho. Com isso, o ministro ficou impedido de entrar nos Estados Unidos e de ser atendido por empresas americanas, como os bancos e as emissoras de cartão de crédito.
💳 Diante disso, os cartões de Moraes foram bloqueados. O BB teria, então, oferecido um cartão da bandeira Elo, que é brasileira, ao ministro.
O mercado, no entanto, teme que os Estados Unidos endureçam as sanções contra autoridades e bancos brasileiros no decorrer do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no STF.
O presidente americano Donald Trump já criticou o julgamento e até citou o caso de Bolsonaro quando taxou em 50% os produtos brasileiros.
Nesta semana, em meio ao início do julgamento, os bancos brasileiros receberam uma carta do Departamento do Tesouro dos Estados Unidos com questionamentos sobre a aplicação das sanções já aplicadas.
O que diz o BB?
🏦 Em nota enviada à "Bloomberg", o Banco do Brasil disse que tem um "compromisso absoluto com o cumprimento das leis brasileiras e internacionais às quais está sujeito".
"As operações sempre ocorrem dentro do arcabouço legal, regulatório e ético, garantindo que as ações institucionais obedeçam rigorosamente às normas vigentes no Brasil e nos países onde atua há mais de 80 anos", acrescentou.
O BB também já havia dito anteriormente que "acumula sólida experiência em relações internacionais e está preparado para lidar com temas complexos e sensíveis que envolvem regulamentações globais".
A instituição ainda classificou como "inverídicas e maliciosas" publicações que circularam nas redes sociais nesse ínterim sobre as potenciais consequências da sanção americana, sugerindo inclusive que os clientes sacassem os recursos mantidos no BB. A PGR (Procuradoria-Geral da República" pediu que a PF (Polícia Federal) investigue o caso.

BBAS3
Banco do BrasilR$ 20,10
-26,49 %
5,48 %
9.36%
7,27
0.63

Banco do Brasil (BBAS3): Itaú BBA reduz preço-alvo, pede cautela e projeta ano difícil
Provisões elevadas e rentabilidade baixa adiam expectativas de retorno mais forte para 2027.

BBAS3 cai 3% e abraça baixa do Ibovespa em dia de julgamento de Bolsonaro
Banco do Brasil já sofre com pressão vendedora diante de possíveis sanções de Donald Trump.

Trump prepara sanções contra o Banco do Brasil (BBAS3), diz jornal
A justificativa apresentada é de que o banco teria fornecido um cartão da bandeira Elo ao ministro do STF, Alexandre de Moraes.

Vaquinha virtual: Banco do Brasil (BBAS3) lança recurso inédito para investidores
Nova funcionalidade permite receber contribuições via Pix em caixinhas digitais que rendem 100% do CDI.

Ibovespa em dólares bate recorde em 2025, em um de seus maiores ganhos desde 2010
Entenda porque as ações brasileiras também estão tendo um forte desempenho na referência global.

Ibovespa namora os 142 mil pontos em novo recorde; veja quais ações disparam
Principal índice da B3 renova máxima aos 142.138,27 pontos, puxado por bancos e varejistas.

"Quem não tem, compre": Banco do Brasil (BBAS3) esclarece fala de CEO
Em ofício à CVM, BB disse que declaração não teve objetivo de influenciar o preço das ações.

Banco do Brasil (BBAS3) não bloqueou cartões de Moraes, diz site
Moraes teve um Mastercard bloqueado por outra instituição financeira, e recebeu oferta de um cartão da bandeira Elo.