Azul (AZUL4) pode fazer proposta pela Gol (GOLL4) em até três meses, diz jornal

As conversas para a fusão Azul-Gol estão em andamento com a Abra.

Author
Publicado em 05/07/2024 às 14:19h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 05/07/2024 às 14:19h Atualizado 1 mês atrás por Elanny Vlaxio
A informação chega uma semana após a Azul cair cinco posições no ranking das melhores companhias aéreas do mundo (Shutterstock)
A informação chega uma semana após a Azul cair cinco posições no ranking das melhores companhias aéreas do mundo (Shutterstock)

A Azul (AZUL4) avança em direção a uma possível fusão com a Gol (GOLL4). Segundo informações do jornal Valor Econômico, a Azul sinalizou a fundos de investimento que, em até três meses, pretende apresentar uma proposta oficial à Corte de Nova York para a combinação dos negócios das duas companhias aéreas.

✈️ As conversas para a fusão Azul-Gol estão em andamento com a Abra, holding que controla a Gol e também a Avianca, empresa colombiana. A Azul busca apresentar sua proposta à Corte de Nova York como parte dos trâmites legais da reestruturação da Gol nos Estados Unidos, sob a proteção do Chapter 11.

Com o impacto do Chapter 11 da Gol nas ações da empresa na Bolsa, há a percepção de que este seria um momento oportuno para negociações com a Azul, que, segundo o jornal, tem um valor de mercado cerca de seis vezes superior ao de seu concorrente. Por outro lado, conforme a reportagem, a Azul enfrenta uma situação financeira desafiadora, em meio a negociações com seus credores em um cenário de alta do dólar e aumento dos custos.

Leia também: Gol (GOLL4) tem prejuízo líquido de R$ 371 mi em maio

🗣️ Fontes consultadas pelo jornal indicam que as conversas entre Azul e os acionistas da Abra têm progredido. Elas mencionam que as discussões atuais envolvem estrutura, governança e termos de troca. As fontes também destacam que, devido à percepção de que os preços das ações da Azul e da Gol não refletem seu verdadeiro valor, o processo para determinar a valorização de cada empresa é complexo.

No entanto, apesar dos esforços para explorar uma combinação de negócios, o jornal ressalta que o mercado está emitindo sinais de cautela em relação à Azul, devido às preocupações sobre a sua situação financeira, que alguns temem estar longe de ser confortável. Além disso, a informação chega uma semana após a Azul cair cinco posições no ranking das melhores companhias aéreas do mundo, o 2024 World Airline Awards