Arábia Saudita formaliza aliança global por dois estados no Oriente Médio
País quer liderar a construção do estado palestino ao lado de Israel

🗺 Nesta quinta-feira (27), a Arábia Saudita formalizou a criação de uma aliança global para a criação de dois estados no Oriente Médio. O esforço é uma maneira de solucionar a guerra entre Israel e Hamas, criando o estado palestino.
O anúncio foi feito pelo ministro das Relações Exteriores, o príncipe Faisan bin Farhan Al Saud, durante reunião da Assembleia Geral da ONU (Organização das Nações Unidas), realizada nesta semana em Nova Iorque, nos Estados Unidos. Segundo ele, a aliança inclui diversos países do mundo árabe e europeus.
Embora o príncipe não tenha citado nominalmente os países que vão compor a coalisão, o chefe de política externa da União Europeia, Josep Borrell, declarou que já tem reuniões agendadas para tratar o tema. Esses encontros devem acontecer nas próximas semanas em Riad, capital saudita, e Bruxelas, cidade da Bélgica e sede da EU.
🗣Leia mais: Em discurso na ONU, Zelensky critica planos de paz de Brasil e China
A Arábia tem suas relações paralisadas com Israel desde que a guerra teve início, há quase um ano. Alguns dos países do OM, inclusive, já disseram que não vão reconhecer Israel como estado até que outros o façam em relação à Palestina.
"Implementar a solução de dois Estados é a melhor solução para quebrar o ciclo de conflito e sofrimento e impor uma nova realidade na qual toda a região, incluindo Israel, desfruta de segurança e coexistência", disse Bin Farhan, durante anúncio.
Israel vs Hezbollah
⚔ O anúncio de Riad chega logo após uma série de ataques de Israel contra o grupo libanês Hezbollah, por meio de pagers de comunicação. As ações, que culminaram na morte de dezenas de pessoas, inflou ainda mais o clima na região, com uma promessa de retaliação que pode se tornar uma guerra ainda maior.
"O Líbano está à beira do abismo. O povo libanês, o povo israelita e os povos do mundo não podem permitir que o Líbano se transforme noutra Gaza. Os civis estão a pagar o preço com o aumento do número de mortos, vidas e comunidades destroçadas. É tempo de uma paz justa baseada na Carta das Nações Unidas, no direito internacional e nas resoluções da ONU", disse Antônio Guterres, secretário-geral da ONU, em seu discurso na Assembleia Geral.
A visão foi corroborada pelos Estados Unidos, na figura de Joe Biden, que conclamou por uma solução diplomática para os diversos conflitos que acontecem na região do Mediterrâneo. O país mediou um acordo com vistas de acalmar os ânimos na região, e lançou mão disso para falar sobre a guerra.
"Agora é o momento para as partes finalizarem os termos", ressaltou Biden. "[O acordo] trará os reféns para casa e garantirá a segurança de Israel e de Gaza, libertando-os das garras do Hamas, aliviando o sofrimento em Gaza e pondo fim a esta guerra", completou.

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Banco do Brasil (BBAS3) ou Tesouro Selic? Qual investimento pagará mais nos próximos 12 meses
Investidor10 apurou quais são os principais preços-alvos para a estatal na visão dos analistas.