Após recorde de agosto, XP (XPBR31) crava Ibovespa em 150 mil pontos ainda em 2025

Analistas apontam queda dos juros e fluxo estrangeiro como motores da bolsa brasileira.

Author
Publicado em 01/09/2025 às 14:00h - Atualizado Agora Publicado em 01/09/2025 às 14:00h Atualizado Agora por Wesley Santana
Bolsa brasileira é uma das maiores das Américas (Imagem: Shutterstock(
Bolsa brasileira é uma das maiores das Américas (Imagem: Shutterstock(

Nas últimas semanas, o Ibovespa (IBOV) vem batendo recordes sucessivos, o que tem feito diversos bancos e corretoras reajustarem suas estimativas para a bolsa brasileira. Desta vez, foi a hora da XP Investimentos (XPBR31) dizer qual é sua opinião para o principal indicador da B3.

O banco destacou uma expectativa de que o IBOV alcance o patamar de 150 mil pontos até o final de 2025. Se confirmado esse movimento, representa uma valorização de 7% em relação à pontuação atual.

Segundo os analistas da corretora, o valuation da bolsa está atrativo, sendo negociado em 9,1 vezes Preço/Lucro (P/L). E isso mesmo com a alta de 9,4% vista em dólares durante o mês de agosto.

Eles entendem que os fundamentos macroeconômicos sólidos, a expectativa de queda dos juros básicos e o início da campanha eleitoral podem ajudar a movimentar ainda mais as ações da B3 em 2025.

Leia mais: Nova carteira do Ibovespa já está em vigor: Veja como ficou

Essa não é a primeira vez que a XP reafirma sua projeção do Ibovespa neste patamar. Em junho, a corretora já havia publicado um relatório com esses dados, mas dando destaque ao crescimento do capital estrangeiro na bolsa brasileira.

Raphael Figueredo, estrategista de ações da XP, comentou que os investidores internacionais buscavam obter lucros mais atrativos em ativos de mercados emergentes, o que estaria beneficiando o Brasil. A expectativa de corte nos juros nos EUA também faz a atenção de muitos deles estarem na América do Sul.

Nesta segunda-feira (1º), o Ibovespa opera perto da estabilidade, aos 141,6 mil pontos, conforme dados da B3. Desde janeiro, o indicador acumula variação positiva de quase 18%, desempenho que veio se desenhando durante todo o primeiro semestre.

XPBR31

XP Investimentos
Cotação

R$ 97,90

Variação (12M)

-5,87 % Logo XP Investimentos

Margem Líquida

67,51 %

DY

4,15 %

P/L

11,14

P/VP

2,39