Tipos de renda e investimento: Quem quer ser um bom investidor, precisa conhecer muito bem quais são os tipos de renda e investimento que estão disponíveis no mercado financeiro.

Tipo de renda e tipo de investimento andam lado a lado, para compor as diversas modalidades de investimento que temos disponíveis. Sem dúvida, você já ouviu os termos “investimento em renda fixa” e “investimento em renda variável”, não é mesmo?

Pois bem! É sobre esses dois termos que vamos falar nesse texto! Se você tem dúvidas sobre o que são e como funcionam, continue aqui, pois vamos te explicar tudo em detalhes! Boa leitura!

Tipos de renda e investimento – Tipos de investimentos

Tipos de renda e investimento
Homens escrevendo no papel. Foto por Freepik

Tipos de renda e investimento: Se você acha que os investimentos são uma coisa única, então, é hora de descobrir que esse mundo é muito mais extenso e complexo do que você imagina!

Pense no ser humano e na nossa digital, por exemplo. Cada pessoa possui uma digital única, proveniente de um conjunto de linhas que a diferenciam de qualquer outra pessoa.

Fazendo um paralelo com o mundo financeiro, a carteira de investimentos seria a impressão digital de cada ator que atua nesse mercado. Sendo que cada linha desta digital se refere a um tipo de investimento.

Aliás, provavelmente você já ouviu falar sobre diversificação de carteira, certo? Esse termo é muito comum, e se refere à necessidade de os investidores de aplicarem recursos em investimentos diferentes.

Com isso, eles visam prevenir perdas muito grandes, caso um desses investimentos tenha uma desvalorização.

Imagine se você aplica todo o seu dinheiro em uma ação. Se um dia algo acontece no mercado financeiro, e essa ação desvaloriza, você perde tudo o que tinha.

Por isso, o ideal é nunca centralizar as aplicações, e sim ir dispersando todas elas em investimentos diferentes.

Enfim, vejamos ver agora quais são os principais tipos de investimentos do mercado financeiro atualmente, e como eles se relacionam com o tipo de renda!

Tipos de renda e investimento – Investimentos em Renda Fixa

Tipos de renda e investimento: Em primeiro lugar, vamos definir o que é renda fixa.

Esse termo se refere a qualquer investimento que você realizar que possuam regras de remuneração, as quais deverá definir antes da aplicação financeira. Ou seja, esses investimentos já possuem prazo de vencimento, e todas as regras da remuneração que deverá ser feita no vencimento.

Por ser uma opção muito mais segura, e que permite prever o retorno futuro, os investimentos de renda fixa costumam ser a porta de entrada para quem quer começar a atuar no mundo dos investimentos, mas ainda não possui muito conhecimento e nem experiência.

A maioria desses investimentos possui riscos mais baixos e liquidez mais alta, podendo citar CDBs e o Tesouro Direto como exemplos. No entanto, por outro lado, a rentabilidade não é das melhores, e tende a ser ainda mais baixa quando os juros caem.

No mercado financeiro, você pode encontrar várias opções de investimentos em renda fixa. E eles são classificados de acordo com a sua rentabilidade (se são pós-fixados, híbridos ou prefixada), ou de acordo com o emissor (que pode ser o governo, uma instituição financeira ou uma empresa).

As opções mais buscadas e preferidas pelos investidores são: CDBs, RDBs, CRA, Debêntures, CRI, Letras de Crédito (LCI e LCA), Letra Financeira, Títulos do Tesouro Direito e Letras de Câmbio.

Para quem os investimentos de renda fixa são indicados?

Para quem é indicado a renda fixa?
Mulher e homem analisando gráficos. Foto por Freepik

Tipos de renda e investimento: Como explicamos acima, os investimentos em renda fixa são mais seguros e estáveis, pois já possuem as regras estabelecidas.

Por isso, são opções ideais para investidores que estão começando agora ou que possuam perfil conservador, pois apresentam risco baixo e liquidez.

Portanto, se você está iniciando a sua atuação agora no mercado financeiro, e tem medo de arriscar, investir em alguma opção de renda fixa, é uma ótima forma de dar um belo start!

Aliás, são várias opções que se encaixam em renda fixa, sendo possível encontrar algumas com rentabilidade bem interessante, inclusive.

Tipos de renda e investimento – Investimentos em Renda Variável

Tipos de renda e investimento: Ao contrário dos investimentos em renda fixa, os que se classificam em renda variável não possuem regras. Ou seja, não há nada pré-determinado, e nenhuma garantia de que você realmente terá rentabilidade com eles, sendo totalmente imprevisível.

No entanto, por incrível que pareça, esses são os investimentos que conseguem oferecer os maiores potenciais de retorno sobre o investimento.

Em contrapartida, os investidores terão que lidar com um risco maior de perdas. Além disso, em relação à liquidez, ela pode ser alta ou baixa, dependendo do tipo de investimento escolhido.

As ações da Bolsa de Valores, por exemplo, possuem alta liquidez, enquanto que os fundos de ações possuem baixa liquidez.

As principais modalidades de investimentos em renda variável são: as ações da Bolsa de Valores, os derivativos, os fundos imobiliários, ETFs, Ouro, BDRs, moedas e câmbio.

Para quem os investimentos de renda variável são indicados?

Tipos de renda e investimento: Comparando ao que apontamos em renda fixa, os investimentos em renda variável são ideais para quem aceita correr riscos.

Afinal, os investimentos desse tipo não possuem previsibilidade, e costumam ser a preferência dos investidores que já possuem uma carteira bem diversificada (possuindo, inclusive, investimentos em renda fixa, onde o dinheiro fica mais protegido).

São ótimas opções para investidores mais estabilizados, que se enquadram no perfil de investidor agressivo ou moderado. E que são mais tolerantes às oscilações e às possibilidades de perdas.

No entanto, vale ressaltar que diversificar a carteira é essencial antes de começar a investir em renda variável.

Por isso, mesmo quem é agressivo tem os seus recursos em renda fixa, e aposta apenas uma parte nos ganhos de renda variável. Portanto, se você é novo e está começando agora, o ideal é seguir esse mesmo padrão, e criar uma primeira reserva de recursos na renda fixa.

Fundos são bons tipos de renda e investimento?
Mulher com caneta na mão e celular. Foto por Freepik

Tipos de renda e investimento – E os fundos de investimentos?

Tipos de renda e investimento: Pois bem! Falamos de renda fixa, de renda variável e dos investimentos que estão em cada uma delas. Mas há uma opção de investimento cujo tratamento é à parte: os fundos de investimentos.

Isso acontece pois é possível encontrar FIs tanto de renda fixa, como de renda variável, além de opções de fundos que oferecem as duas possibilidades. Portanto, investidores de todos os perfis podem acessá-los.

Nos fundos de investimentos, os investidores compram uma cota, e começam a fazer parte de um grupo de investidores (chamados de cotistas), que aplicam o seu capital nos ativos do fundo.

A gestão do fundo, por sua vez, aplicará esse capital em algo que traga retorno, a depender da categoria em que se inserem.

Por exemplo, em um fundo imobiliário, os cotistas aplicam o seu dinheiro através de cotas. E esse dinheiro é utilizado para adquirir imóveis para aluguel ou arrendamento.

Depois, os cotistas recebem os lucros desse negócio de forma anual, mensal ou trimestral.

A administração de todos os recursos de um fundo de investimentos é feita por um gestor profissional e especializado. Portanto, não é necessário gerir o seu próprio investimento.

O rendimento do fundo, por sua vez, será distribuído de forma proporcional às cotas, sendo que cada investidor receberá referente ao número de cotas que possui.

Os principais tipos de fundos de investimentos são: os fundos imobiliários, fundos de renda fixa, fundos de ações, fundos de ouro, fundos multimercado, fundos internacionais e fundos cambiais.

Tipos de renda e investimento – Para quem os fundos de investimento são indicados?

Tipos de renda e investimento: Como citamos acima, os fundos de investimento podem atuar com renda fixa ou com renda variável, existindo opções de fundos que disponibilizam as duas!

Portanto, no caso dos fundos de investimentos, qualquer perfil de investidor pode atuar. É necessário apenas verificar com qual tipo de renda ele deseja se inserir nesse mercado. Feito isso, basta procurar por um fundo que ofereça o que você procura.

Os fundos são ótimas opções de ganhar um dinheiro de forma periódica. Além disso, permitem iniciar com pouco dinheiro, e não sofrem incidência de Imposto de Renda.

Assim, eles se tornam uma opção bem atrativa tanto para quem está começando a investir agora, como para quem já é expert no assunto.