Maurizio Billi: conheça o bilionário brasileiro da indústria farmacêutica

Author
Publicado em 18/11/2023 às 09:12h - Atualizado 7 meses atrás Publicado em 18/11/2023 às 09:12h Atualizado 7 meses atrás por Redação
Maurizio Billi: conheça o bilionário brasileiro da indústria farmacêutica
Maurizio Billi: conheça o bilionário brasileiro da indústria farmacêutica

A indústria farmacêutica brasileira movimenta bilhões anualmente, e um dos nomes de maior destaque nesse segmento é o de Maurizio Billi, que está diretamente ligado à Eurofarma. Neste conteúdo, vamos apresentar um pouco sobre a trajetória deste grande empresário e falar sobre a sua contribuição para o sucesso de uma das maiores farmacêuticas do nosso país. Continue conosco para conhecer o caminho que Maurizio Billi trilhou para se tornar um dos homens mais ricos do país e aparecer na lista de bilionários da Forbes.

Quem é Maurizio Billi

Maurizio Billi

nasceu em 1957 na cidade de São Paulo e até a data de publicação desta biografia, ocupava o cargo de presidente da multinacional farmacêutica Eurofarma. A empresa é uma das maiores fabricantes de remédios do Brasil e está presente em mais de 20 países ao redor do mundo. De acordo com o ranking de pessoas mais ricas do mundo divulgado em 2023 pela Forbes, Maurizio Billi é a 10ª pessoa mais rica do Brasil e a 818ª pessoa mais rica do mundo, com fortuna estimada em cerca de US$ 3,5 bilhões de dólares.

Sobre a Eurofarma

A empresa que hoje conhecemos como Eurofarma, começou em 1972, quando o imigrante italiano Galliano Billi, pai de Maurizio, inaugurou a Fundação Billi Farmacêutica. No entanto, a empresa só se tornou nacionalmente conhecida, dez anos depois, quando se destacou por ser o primeiro laboratório nacional a começar a produzir a penicilina, e começou a exportar seus produtos para países da América Latina. Por sua vez, em 1993, a Billi Farmacêutica passou a se chamar Eurofarma e no ano 2000, Galliano se afastou do dia a dia da empresa, deixando a gestão dos negócios da família a cargo do seu filho, Maurizio Billi.

Trajetória de Maurizio Billi

Trajetória de Maurizio Billi

Trajetória de Maurizio Billi - Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde[/caption] Maurizio Billi é filho dos imigrantes italianos, Galliano Billi e Maria Teresa Caselli que se mudaram para o Brasil no mesmo ano do seu nascimento em razão do momento que a Itália vivia no pós Segunda Guerra Mundial. Como era formado em química, logo que chegou ao Brasil, Galliano conseguiu um emprego no laboratório Lepetit. No entanto, ele tinha planos maiores, e em 1971 iniciou a construção de um prédio na Avenida das Nações Unidas, em São Paulo. Foi nesse prédio, que no ano seguinte, a Billi Farmacêutica iniciou suas atividades. Por sua vez, alguns anos mais tarde, mais precisamente em 1976, e com 19 anos, Maurizio Billi começou a auxiliar o seu pai nos negócios. Daquele momento em diante, a empresa fez várias aquisições estratégicas, incluindo o Laboratório ISA e o Laboratório Majer Meyer. Após uma série de aquisições, em 1993, houve uma reformulação da marca, que se passou a chamar Eurofarma, um passo importante que uniu as marcas INAF, ISA e Majer Meyer. Outro passo muito importante, já com Maurizio Billi à frente dos negócios, se deu em 2001, quando a empresa criou uma unidade de negócios voltada especialmente para a produção de medicamentos genéricos. Essa decisão, gerou um retorno sobre o investimento milionário e tornou a empresa ainda mais conhecida. Em 2002, a empresa adquiriu sua primeira subsidiária fora do país, a Themaxis, localizada na Cidade do México, iniciando assim, a sua exportação de produtos. No entanto, o processo de internacionalização da marca não parou por aí, e nos últimos anos a Eurofarma já adquiriu empresas na Argentina, no Uruguai, no Chile, na Colômbia, nos Estados Unidos e em outros países. O grande sucesso da Eurofarma é a prova de que Maurizio Billi é um grande empresário e vem gerenciando de forma muito assertiva os negócios da família.

Aprenda mais sobre investimentos com o Investidor 10

Para mais conteúdos sobre finanças e investimentos, conheça oInvestidor 10.Aqui você tem acesso a uma série de conteúdos gratuitos, além de muita informação, rankings e indicadores sobre os principais ativos do mercado financeiro, incluindo:

Conte com os conteúdos e ferramentas do Investidor 10 para compreender cada vez mais sobre o mercado financeiro, reduzir riscos e maximizar seus resultados ao investir. Além de muito conteúdo gratuito, aqueles que desejam ter resultados acima da curva, também podem contar com os conteúdos e ferramentas especiais do Investidor 10 Pro que vai te dar acesso a:

Para ter acesso a todas as soluções acima, reduzir os riscos ao investir e maximizar seus rendimentos como investidor, clique aqui e garanta sua assinatura! Por fim, antes de sair, caso ainda não siga, não se esqueça de seguir o Investidor 10 nas redes sociais!

Aproveite e leia mais nossos conteúdos: