No mercado existe três segmentos de ações. Um desses são as Blue Chips. Constituída por papéis das mais importantes companhias presentes na B3, companhias estas que portam a capacidade de pagar dividendos excelentes para os seus investidores.

blue chips
Apostando com blue chips – Foto: Freepick

Já que as famosas Blue chips são tão atraentes ao público de investidores, hoje explicaremos melhor sobre os principais fatores que a circundam.

O que são Blue chips?

Antes de entrar na explicação dessa categoria de ações, gostaria de relembrar o que se entende como uma ação. Direi de maneira resumida aqui, mas você pode buscar em nosso site e ler a matéria na integra sobre o que é uma ação e suas funcionalidades.

Uma ação nada mais é que uma porção que integra o capital social de uma companhia, o que diz que são títulos emitidos por empresas caracterizadas como sociedades anônimas. Após emitidas são comercializadas na bolsa de valores.

Dito isso, vamos voltar ao que interessa nesse artigo que são as Blue Chips. O termo tem origem no inglês, que significa fichas azuis, estas fichas são consideradas as mais valiosas no cassino.

Significado do termo

Levando em consideração o significado do termo, as ações Blue Chips são tidas como as mais relevantes da B3.

Acredita-se que o termo surgiu da década de 20, com Oliver Gingold, funcionário da Dow Jones. Ao observar as negociações no painel, Gingold percebeu que alguns dos papéis negociados dotavam de valores altíssimos em comparado a época.

Assim, Oliver descreveu estes papéis como ações blue chips e declarou que escreveria sobre as mesmas.

Hoje o termo é utilizado na bolsa para representar as ações que movimentam volumes grandiosos na bolsa. Porém, é possível que devido à alta liquidez essas ações detenham de preços mais altos.

Como descrito anteriormente, esses ativos estão relacionados as grandes companhias, aqueles que dispõe de um negócio bem consolidado e de um nome forte no mercado.

Ou seja, as Blue Chips podem ser identificadas como ações que pertencem a primeira classe. Elas dispõem de alta liquidez e seus investidores portam uma grande atração por sua negociação, o que faz dessas ações as mais comercializadas na B3.

As companhias com ações classificadas como Blue Chips normalmente possuem as seguintes características: uma gestão corporativa adequada; boa relação com acionistas; produção de lucro e caixa adequados; expansão constante; divisão de lucros e um grande valor no mercado.

Porém, mesmo com as características definidas do que seria uma ação Blue Chip e quais empresas podem ter ações classificadas nesse nível, a B3 não as nomeia assim oficialmente. O que deixa a classificação das ações de maneira especulativa por meio do consenso que o mercado chega sobre as mesmas.

Algumas ações consideradas Blue Chips no Brasil

Em 2019 se destacou como as sete melhores ações consideradas Blue Chips, segundo as principais casas de análises, as seguintes ações:

Algumas ações consideradas Blue Chips no Exterior

  • Coca-Cola
  • Exxon Mobil
  • Johnson & Johnson
  • McCormick & Company
  • PepsiCo
  • Procter & Gamble
  • Unilever
  • Walmart

Importância para o mercado financeiro

Assim, como em outros investimentos, se você deseja investir nesse tipo de ações é sempre necessário entender a importância das mesmas para o mercado, como podem influenciar e ser influenciadas pelo mercado.

Estas ações são capazes de influenciar o mercado porque o Índice Bovespa dispõe de muitos ativos nesse nível, sendo possível considerar tais ações como um termômetro para o mercado financeiro, porque se caírem, consecutivamente o índice também cairá, o que gerara em alto prejuízo.

Quando ouvimos que a bolsa está em alta, quer dizer que naquele dia uma das grandes empresas que possuem ações Blue Chips também tiveram alta. Porém do mesmo modo que pode influenciar o mercado para cima infelizmente também o pode para baixo.

Anteriormente, essas ações eram desejadas devido aos preços altos, no entanto, atualmente elas são visadas devido ao alto índice de liquidez. Ou seja, essas ações dispõem de grande facilidade no que diz respeito a sua compra e venda no mercado, porque você sempre conseguira encontrar alguém que esteja interessado nelas.

O que é uma questão importante para aqueles que desejam investir na B3, porque ações com alta liquidez permite ao investidor rapidez no momento dos lucros.  

Porém, mesmo com todos esses benefícios e mesmo sendo uma ação de primeira classe, todo investimento deve ser realizado com cautela e muito estudo. Muitas coisas podem influenciar seus resultados como descrito anteriormente, as ações hoje podem estar em alta, mas amanhã em queda devido a um escândalo por exemplo, como aconteceu com a Vale no rompimento das barragens.  

Como escolher a ação Blue Chips mais adequada

As Blue Chips, como qualquer tipo de investimento na B3, oferecem vários riscos para o investidor, devido a variação do mercado. Tal fator exige que você investidor, para garantir sua segurança nos seus investimentos, efetue um amplo estudo sobre o mercado e tenha disciplina e estratégias precisas.

Desse modo, compreender o mercado é o que fará de você um investidor de muito sucesso. Porém, não precisa se preocupar quanto ao conhecimento por que nós do Investidor10 estamos aqui para auxiliar você, trazer as novidades do mercado, assim como, retirar as dúvidas que possam surgir sobre as empresas que deseja investir e sobre o tipo de investimento que fará.

Além de nosso site, existem várias outras formas que você pode aprender acerca da B3, aplicações no mercado financeiro e sobre renda variável e todas são importantes para que você adquira segurança ao realizar seus investimentos.

Se mostra importante também acompanhar fóruns que tragam notícias e discussões sobre o mercado financeiro, mas, ao escolhe-los não se esqueça de conferir antecipadamente se estes fóruns são imparciais e se são confiáveis, para que assim você não perca seu tempo e nem invista de maneira errônea.

Mais uma dica muito importante que você deve estar sempre atento é em não colocar todo o seu investimento em um único local, como já falamos aqui no post sobre o investidor iniciante.

Isso quer dizer que você não deve investir todos os seus recursos apenas em ações Blue Chips, porque por mais que sejam muito atraentes e possam oferecer muitos lucros, elas também podem cair e você pode perder bastante.

Conclusão

Busque sempre diversificar os locais que você vai investir, para garantir assim mais possibilidade de ganhos e minimizar ao máximo as perdas.

Investimentos de renda fixa são um bom exemplo de ganhos recorrentes e estáveis, ou seja, mesmo quando o mercado passa por quedas estes investimentos continuam com retornos bons.

Lembre-se de comentar e deixar sua opinião sobre nossos conteúdos.