A empresa Phillips 66, com sede em Houston, Texas, foi constituída em Delaware em 2011 em antecipação a uma reestruturação da ConocoPhillips que separou seus negócios downstream em uma empresa independente de capital aberto chamada Phillips 66.
As operações da Phillips 66 Partners consistem em petróleo bruto, produtos de petróleo refinado e transporte de LGN, terminal, fracionamento, processamento e ativos de armazenamento que estão geograficamente dispersos nos Estados Unidos.
A maioria dos ativos da Phillips 66 Partners está associada e integra as refinarias operadas pela Phillips 66.
Os negócios da empresa estão organizados em quatro segmentos operacionais:
- Midstream: Fornece serviços de transporte, terminal e processamento de petróleo bruto e produtos refinados de petróleo, bem como serviços de transporte, armazenamento, fracionamento, processamento e comercialização de gás natural e líquidos de gás natural (NGL), principalmente nos Estados Unidos.
- Produtos Químicos: Consiste em um investimento de 50% em participação acionária na Chevron Phillips Chemical Company LLC (CPChem), que fabrica e comercializa produtos petroquímicos e plásticos em todo o mundo.
- Refino: Esse segmento atua no refino de petróleo bruto e outras matérias-primas em produtos de petróleo, como gasolina, destilados e combustíveis de aviação, em 13 refinarias nos Estados Unidos e na Europa.
- Market e Especialidades (M&S): Compra para revenda e comercialização de produtos refinados de petróleo, principalmente nos Estados Unidos e Europa. Além disso, este segmento inclui a fabricação e comercialização de produtos especiais, como óleos básicos e lubrificantes.
História da Empresa
A história da Phillips 66 data de 1875 por meio das suas empresas predecessoras, incluindo Conoco Inc. e Phillips Petroleum Company (PPCo). Essas duas empresas tiveram negócios de sucesso antes da fusão em 2002 para formar a ConocoPhillips.
A Conoco começou como Continental Oil and Transportation Co., um dos primeiros comerciantes de petróleo do Ocidente, em 1875.
Os irmãos Frank e LE Phillips fundaram a Phillips Petroleum Company, com sede em Bartlesville, OK em 1917.
Durante as décadas de 50, 60 e 70, a Conoco e a Phillips Petroleum expandiram suas operações e entraram em novos mercados.
Em 1981, a DuPont adquiriu a Conoco após uma acirrada batalha de aquisição, e a Conoco tornou-se uma subsidiária integral da DuPont. Foi a maior fusão da história dos Estados Unidos naquela época.
A Conoco e a Phillips Petroleum se fundiram oficialmente em 2002 para se tornar a ConocoPhillips, criando a sexta maior empresa de petróleo de capital aberto do mundo e a terceira maior nos Estados Unidos.
A ConocoPhillips separou seus negócios de midstream e downstream para criar uma empresa de capital aberto chamada Phillips 66, que começou a negociar sob o símbolo PSX na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) em 1º de maio de 2012.
Hoje, a Phillips 66 é uma empresa diversificada de manufatura e logística de energia. A empresa processa, transporta, armazena e comercializa combustíveis e produtos globalmente.
A empresa está listada no setor de Energia e categorizada na indústria de Extração de Petróleo e Gás Natural.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR P1SX34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker PSX.
Informações Complementares
A empresa Koninklijke Philips NV (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 23,31 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 13,23 Bilhões.
Com um total de 78.189 funcionários, a empresa está listada no setor de Saúde e categorizada na indústria de Materiais e Equipamentos Médicos.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de $ 19,75 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ -356,40 Milhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de -65,40, um P/VP de 1,76 e nos últimos 12 meses a empresa não pagou dividendos.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR PHGN34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker PHG.