A empresa Nokia Corporation implanta, apóia e opera provedores de serviços de comunicação (CSP) e redes corporativas. Isso inclui serviços de infraestrutura de rede e serviços profissionais para redes móveis e operações gerenciadas para domínios fixos, móveis, IP e ópticos.
Além de oferecer soluções e tecnologias para empresas, a Nokia desenvolve e comercializa TVs, Smartphones, Notebooks, dentre outros eletrônicos para atender ao público em geral.
História da Empresa
Poucas empresas têm a capacidade histórica de transformação da Nokia, de desenvolvimento de novas tecnologias e de adaptação às mudanças nas condições de mercado.
Desde seu início em 1865 como uma única operação de fábrica de papel, a Nokia encontrou e cultivou o sucesso em vários setores ao longo dos anos, incluindo cabos, produtos de papel, botas de borracha e pneus, dispositivos móveis e equipamentos de infraestrutura de telecomunicações.
O sucesso de setor por setor da Nokia ao longo dos anos refletiu sua ascensão geográfica: de uma empresa com foco na Finlândia até a década de 1980, a uma empresa verdadeiramente global com as aquisições da Alcatel-Lucent, Gainspeed, Deepfield e Comptel na década de 2010.
Quando o engenheiro finlandês Fredrik Idestam instalou sua fábrica de celulose de madeira no sul da Finlândia em 1865, ele deu o primeiro passo ao estabelecer as bases para a capacidade da Nokia de inovar e aproveitar oportunidades.
Percebendo uma demanda crescente por produtos de celulose, Idestam abriu uma segunda fábrica logo depois no rio Nokianvirta, inspirando-o a nomear sua empresa Nokia AB.
Na década de 1960, a Nokia se tornou um conglomerado compreendendo negócios de borracha, cabo, florestal, eletrônica e geração de energia, resultado da fusão entre a Nokia AB do Idestam e uma produtora de telefones e cabos de energia chamada Finnish Cable Works Ltd. fundada em 1912, bem como outros negócios.
Em 1982, a Nokia introduziu a primeira central telefônica local totalmente digital da Europa e o primeiro telefone automotivo do mundo com o padrão analógico Nordic Mobile Telephone.
O avanço do GSM (Sistema Global para Comunicações Móveis) na década de 1980 introduziu o uso mais eficiente de frequências de rádio e som de alta qualidade.
A primeira chamada GSM foi feita com um telefone Nokia pela rede construída pela Nokia de uma operadora finlandesa chamada Radiolinja em 1991.
Foi nessa época que a Nokia tomou a decisão estratégica de fazer das telecomunicações e dos telefones móveis o seu negócio principal. Outros negócios, incluindo alumínio, cabos, produtos químicos, papel, borracha, geração de energia e televisão, foram posteriormente alienados.
Em 1998, a Nokia era a líder mundial em telefones celulares, posição que ocupou por mais de uma década.
Em 2007, a Nokia combinou suas operações de infraestrutura de telecomunicações com as da Siemens para criar a joint venture NSN. Mais tarde, comprou a participação da Siemens na NSN em 2013.
Em 2011, a Nokia se juntou à Microsoft para fortalecer sua posição no mercado altamente competitivo de smartphones, o que em 2014 resultou na venda do negócio de Dispositivos e Serviços.
A Nokia saiu da transação com uma base financeira sólida e três negócios fortes – Nokia Networks, HERE e Nokia Technologies – focados em conectar coisas e pessoas.
Recentemente, a aquisição da Alcatel-Lucent, concluída em 2016, posiciona a Nokia como líder em inovação em tecnologia e serviços de próxima geração.
A empresa está listada no setor de Tecnologia e categorizada na indústria de Equipamento de Comunicações.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR NOKI34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker NOK.
Informações Complementares
A empresa Nokia Corporation (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 24,63 Bilhões, tendo um patrimônio de $ -.
Com um total de 98.322 funcionários, a empresa está listada no setor de Tecnologia e categorizada na indústria de Equipamento de Comunicações.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de $ 21,81 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ 458,65 Milhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 53,71, um P/VP de 0,00 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da NOK ficou em 3,11%.
A empresa é negociada no Brasil através do BDR NOKI34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker NOK.