A Alpargatas S.A. é uma empresa brasileira que atua no setor de consumo cíclico, com foco no subsetor de tecidos, vestuário e calçados.
Conhecida principalmente pela marca Havaianas, a empresa também detém marcas como Osklen, Mizuno, entre outras.
A Alpargatas opera em escala nacional e internacional, com presença em mercados estratégicos na América Latina, Europa, Estados Unidos e Ásia.
Seus produtos são exportados para mais de 100 países, consolidando a empresa como líder em calçados abertos e casuais.
A empresa possui fábricas em diversos estados brasileiros e conta com centros de distribuição em diferentes regiões do país, além de filiais internacionais, com uma rede de mais de 400 lojas próprias e parcerias com grandes varejistas.
Classificada como uma empresa de médio porte na B3, a Alpargatas mantém uma estrutura operacional robusta, com várias divisões de negócios focadas na produção de calçados, vestuário e acessórios.
As ações da Alpargatas são negociadas na B3 sob os tickers ALPA3 e ALPA4 e no mercado fracionário, sob os tickers ALPA3F e ALPA4F.
História e quando foi criada a Alpargatas S.A.
A Alpargatas S.A. foi fundada em 1907, em São Paulo, por Robert Fraser, um industrial escocês.
A empresa surgiu com o propósito de fabricar calçados e artigos de lona, atendendo à crescente demanda do mercado por produtos duráveis e acessíveis.
Durante os anos 1930, a empresa forneceu calçados para os combatentes da Revolução de 1932. Nos anos 1950, a Alpargatas lançou produtos que marcaram época, como o tênis Conga e o Bamba Basquete.
Em 1962, a companhia apresentou ao mercado as Havaianas, produto que viria a se tornar um ícone brasileiro e internacional, levando à abertura de capital em 1977, com a realização da sua oferta pública inicial (IPO) na B3.
Nos anos 1980, a Alpargatas ampliou seu portfólio com a aquisição da marca Jeaneration e o lançamento das sandálias Samoa e na década seguinte, a marca esportiva Mizuno.
Nos anos seguintes, a partir de 2008, a Alpargatas focou na internacionalização, abrindo escritórios na Espanha, Reino Unido, França e Itália.
Em 2011, a empresa comprou 91,5% das operações na Argentina, tornando-se líder no mercado de calçados na América Latina.
Entre 2015 e 2019, a Alpargatas vendeu as marcas Topper, Rainha e Sete Léguas e encerrou o licenciamento da Timberland para focar na expansão global da marca Havaianas.
Em 2017, a Itaúsa adquiriu a participação societária que pertencia à J&F Investimentos, investindo na governança da empresa.
Entre 2020 e 2024, a Alpargatas continuou expandindo globalmente, com destaque para o crescimento da Rothy’s e a busca por maior eficiência operacional.
Em 2024, a Alpargatas reportou um aumento de mais de 15% na receita líquida, alcançando R$ 1 bilhão no terceiro trimestre.
Informações Complementares
A empresa ALPARGATAS, está listada na B3 com um valor de mercado de R$ 4,59 Bilhões , tendo um patrimônio de R$ 4,04 Bilhões.
Com um total de 17.441 funcionários, a empresa está listada na Bolsa de Valores no setor de Consumo Cíclico e no segmento Calçados.
Nos últimos 12 meses a empresa teve um faturamento de R$ 4,11 Bilhões, que gerou um lucro no valor de R$ 107,40 Milhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a empresa possui um P/L de 44,47, um P/VP de 1,19 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da ALPARGATAS ficou em 1,51% .