A Pampa Energía S.A. opera no setor de energia, com atuação nos segmentos de geração e transmissão de eletricidade, além da exploração e produção de hidrocarbonetos, especificamente no setor de outros.
Fundada em 2005, a companhia é uma das principais empresas do setor energético argentino e seu portfólio de serviços abrange a geração térmica e renovável de energia elétrica, extração e comercialização de petróleo e gás natural.
Além da operação de redes de transmissão, a empresa conta com uma estrutura diversificada que permite um posicionamento estratégico no mercado, garantindo participação relevante na matriz energética do país.
Com operações concentradas majoritariamente na Argentina, a demanda energética e as políticas governamentais exercem influência direta sobre o desempenho da empresa.
Dessa forma, projetos voltados à exportação de gás natural liquefeito (GNL) compõem as atividades da companhia em direção a mercados internacionais.
O portfólio inclui subsidiárias estratégicas, como a Transportadora de Gas del Sur (TGS), atuante no transporte e processamento de gás natural, e a Petrolera Pampa (PEP), focada na exploração e produção de hidrocarbonetos.
Sua infraestrutura composta por usinas térmicas, parques eólicos, campos de petróleo e gás, além de uma extensa rede de transmissão elétrica sustenta as operações.
Para isso, aproximadamente 2.200 funcionários compõem o quadro operacional da empresa, garantindo suporte às operações em larga escala, sendo um dos principais players do setor energético argentino.
As ações são negociadas na Bolsa de Nova York (NYSE) sob o ticker PAM.
História e quando foi criada a Pampa Energia SA ADR
Criada em 2005, a Pampa Energía surgiu como uma holding privada, com o objetivo de consolidar ativos estratégicos no setor de energia.
A formação da empresa envolveu empresários como Marcelo Mindlin, Gustavo Mariani, Damián Mindlin e Ricardo Torres, que direcionaram investimentos para a aquisição de empresas de geração, transmissão e exploração de hidrocarbonetos.
O período inicial foi marcado pela aquisição de ativos relevantes para a construção de um portfólio sólido. A expansão no segmento de geração de energia elétrica ocorreu rapidamente, possibilitando o crescimento da participação no mercado argentino.
A entrada no setor de hidrocarbonetos foi um marco significativo, consolidado pela aquisição da Petrolera Pampa em 2012. Em 2016, a compra de 67,2% da Petrobras Argentina ampliou substancialmente os negócios, permitindo maior integração das operações de energia elétrica e petróleo.
A listagem na Bolsa de Buenos Aires ocorreu em 2006, e na década seguinte, em 2016, a aquisição da Petrobras Argentina reforçou a estrutura operacional e expandiu a presença da empresa no mercado energético.
O crescimento das atividades também resultou na presença na NYSE durante o ano de 2009, sob o ticker PAM. Então, entre 2020 e 2024 a companhia realizou investimentos na modernização das usinas e expansão dos parques eólicos.
Em 2024, a empresa anunciou um projeto de exportação de 11,5 milhões de metros cúbicos diários de GNL em parceria com Pan American Energy e Golar LNG, prevendo operações a partir de 2027.
Informações Complementares
A Empresa Pampa Energia SA ADR (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 4,29 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 3,26 Milhões.
A Empresa está listada no setor de Outros e categorizada na indústria de Outros.
Nos últimos 12 meses a Empresa teve um faturamento de $ 1,44 Bilhão, que gerou um lucro no valor de $ 512,21 Milhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a Empresa possui um P/L de 8,38, um P/VP de 1.316,04 e nos últimos 12 meses a Empresa não pagou dividendos.
A Empresa é negociada no exterior através do ticker PAM.