A Bristol-Myers Squibb Company é uma empresa do setor de cuidados de saúde, classificada na indústria farmacêutica. Fundada em 1887 por William McLaren Bristol e John Ripley Myers, a companhia tem sede em Nova York, Estados Unidos, e atua globalmente no desenvolvimento, fabricação e comercialização de medicamentos inovadores.
A empresa possui um portfólio diversificado de produtos voltados para oncologia, imunologia, hematologia, doenças cardiovasculares e neurologia. Dentre seus principais medicamentos, destacam-se Opdivo e Yervoy, utilizados no tratamento de vários tipos de câncer, bem como Eliquis, indicado para prevenção de eventos tromboembólicos.
Com operações em mais de 60 países, a Bristol-Myers Squibb investe fortemente em pesquisa e desenvolvimento (P&D), buscando avanços terapêuticos para doenças complexas. A empresa estabelece colaborações com universidades, instituições de pesquisa e startups biotecnológicas para acelerar a descoberta de novos tratamentos.
O setor farmacêutico enfrenta desafios como regulações rigorosas, patentes, concorrência com medicamentos genéricos e os altos custos de desenvolvimento de novos fármacos. A Bristol-Myers Squibb compete com grandes indústrias globais, como Pfizer, Merck e Johnson & Johnson.
A estrutura operacional da empresa inclui centros de P&D, unidades de produção e escritórios comerciais espalhados pelo mundo. No Brasil, a Bristol-Myers Squibb possui representação comercial e participa de estudos clínicos para novas terapias.
As ações da Bristol-Myers Squibb Company são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE) sob o ticker BMY e, no Brasil, por meio do BDR BMYB34.
História e quando foi criada a Bristol-Myers Squibb Company
A Bristol-Myers Squibb Company foi fundada em 1887, nos Estados Unidos, por William McLaren Bristol e John Ripley Myers, inicialmente como uma pequena manufatura de produtos farmacêuticos e químicos.
Nos primeiros anos, a empresa concentrou-se no desenvolvimento de medicamentos para doenças infecciosas e condições crônicas. Durante o século XX, expandiu sua atuação para novos segmentos terapêuticos e ampliou suas operações para mercados internacionais.
A oferta pública inicial (IPO) da Bristol-Myers ocorreu em 1929 na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), possibilitando sua expansão e aquisição de novas tecnologias farmacêuticas.
Em 1989, a fusão entre Bristol-Myers e Squibb Corporation consolidou a empresa como uma das maiores do setor farmacêutico global. Desde então, a companhia tem investido em biotecnologia e terapias inovadoras, reforçando seu compromisso com a saúde global.
Nos anos 2000, a Bristol-Myers Squibb focou no desenvolvimento de medicamentos biológicos e na expansião de sua linha de produtos oncológicos e cardiovasculares. Além disso, vendeu divisões não essenciais para concentrar-se no segmento farmacêutico de alta complexidade.
Entre 2020 e 2024, a empresa fortaleceu seu portfólio com novas aprovações regulatórias e aquisições estratégicas, como a compra da MyoKardia, ampliando sua presença no segmento de doenças cardiovasculares. Também intensificou investimentos em terapias genéticas e tratamentos personalizados, acompanhando as tendências globais em medicina de precisão.
Informações Complementares
A Empresa Bristol-Myers Squibb Company (Estados Unidos), está listada na NYSE com um valor de mercado de $ 123,97 Bilhões, tendo um patrimônio de $ 16,39 Bilhões.
Com um total de 30.250 funcionários, a empresa está listada no setor de Cuidados de saúde e categorizada na indústria de Biotecnologia.
Nos últimos 12 meses a Empresa teve um faturamento de $ 48,30 Bilhões, que gerou um lucro no valor de $ -8,95 Bilhões.
Quanto aos seus principais indicadores, a Empresa possui um P/L de -13,85, um P/VP de 7,56 e nos últimos 12 meses o dividend yeld da BMY ficou em 3,96%.
A Empresa é negociada no Brasil através do BDR BMYB34, ou pode ser adquirida no exterior através do ticker BMY.