Wiz (WIZC3): Assembleia aprova redução de payout

Porcentagem do lucro líquido que é distribuída aos acionistas foi cortada de 50% para 25%

Author
Publicado em 24/10/2023 às 21:10h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 24/10/2023 às 21:10h Atualizado 3 meses atrás por Marina Barbosa
Wiz garantirá direito de recesso a acionistas (Shutterstock)
Wiz garantirá direito de recesso a acionistas (Shutterstock)

A corretora de seguros Wiz (WIZC3) reduzirá de 50% para 25% o seu payout, isto é, a porcentagem do lucro líquido que é distribuída aos acionistas em forma de dividendos. O corte foi aprovado em AGE (Assembleia Geral Extraordinária).

Segundo a Wiz, assembleia realizada nesta segunda-feira (23) reuniu acionistas que representam 53,07% do capital social votante da companhia. E todos os grupos de acionistas presentes concordaram com a redução do dividendo mínimo obrigatório, de acordo com o mapa da votação.

Leia também: GetNinjas (NINJ3): Redução de capital é barrada em vitória da Reag

Apesar disso, a Wiz garantirá o direito de recesso dos acionistas dissidentes, conforme o disposto na Lei das Sociedades por Ações, a Lei das S.A. Isto é, o direito dos investidores de renunciar a suas ações mediante reembolso, caso eles não concordem com as decisões da assembleia.

Além dos acionistas que votam contra ou se abstêm na votação, quem não comparece à assembleia pode exercer o direito de recesso. De acordo com a Wiz, esses investidores têm um prazo de 30 dias, de 26 de outubro a 24 de novembro de 2023, para pedir o reembolso.

Valores

Quem exercer esse direito deve ser reembolsado com o valor de R$ 2,37 por ação, que corresponde ao valor do patrimônio líquido do papel em 31 dezembro de 2022. O pagamento será realizado em um prazo de 30 dias a contar do fim do período para exercício do direito de recesso.

Caso os pedidos de reembolso sejam muito volumosos, no entanto, a administração da Wiz pode convocar uma assembleia para reconsiderar a redução do dividendo mínimo obrigatório. Isso deve ser feito no prazo de 10 dias após o término do prazo para o exercício do direito de recesso.

"Dessa forma, o efetivo pagamento do valor de reembolso dependerá e somente poderá ser exigido após o decurso do referido prazo, caso os órgãos da administração não exerçam a faculdade de convocar assembleia geral para ratificar ou reconsiderar a deliberação", destacou a Wiz, em aviso aos acionistas.

As ações da empresa caíram 18,53% desde o anúncio da proposta de redução do payout. Mesmo assim, ainda são negociadas a um valor superior ao reembolso previsto no direito de recesso. Nesta segunda-feira (23), por exemplo, o papel terminou o dia cotado a R$ 5,10.