Vinci paga R$ 2 bilhões e compra operação do Outback no Brasil
Acordo tira matriz norte-americana do controle societário

🍞 O Outback no Brasil agora tem um novo dono, informou a Bloomin’ Brands, controladora da marca de restaurantes australianos. A Vinci Partners comprou uma fatia de 67% da companhia por meio de um fundo de private equity.
Além do Outback que tem mais de 170 lojas espalhadas pelo país, a gestora leva também 17 unidades do Abbracio e duas do Aussie. Segundo fontes próximos do negócio, a transação foi avaliada em R$ 2,06 bilhões.
Segundo informações do Valor, o acordo de compra e venda foi fechado na última quarta-feira, em Nova Iorque, com a presença de representantes dos dois lados. Os negociantes fizeram um brinde com uma caneca gelada do Outback para simbolizar o negócio que vinha sendo costurado há alguns meses.
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Depois de sucessivos meses de prejuízo, a matriz norte-americana resolveu se desfazer do controle societário da filial brasileira, ficando com apenas 33% do negócio.A Bloomin chegou ao Brasil ainda na década de 90, quando fez uma estratégia agressiva para abrir suas primeiras lojas no país.
“Temos um alinhamento com a Vinci sobre o futuro da companhia e continuamos comprometidos com a operação no Brasil, por isso permanecemos como acionistas”, disse Pierre Berestein, agora ex-CEO da operação brasileira, em entrevista à reportagem.
A Vinci, por sua vez, diz que não deseja mexer no atual quadro de gestão da empresa, focando em um comando baseado no modelo de tripé. A nova dona quer dobrar o número de lojas do Outback no país, mas tendo cuidado para garantir o abastecimento de cada item do cardápio.
Além da Vinci, estava na disputa também a Advent, que foi derrotada na reta final da negociação. Os bancos Itaú BBA e Bank Of America assessoram as partes no contrato.
M&A do setor
Este é só mais um dos muitos acordos fechados por empresas do varejo alimentício nos últimos meses no Brasil. Recentemente, a Zamp (controladora do Burger King) acertou a aquisição do Starbucks no país, depois da SouthRock perder os direitos de explorar a marca.
A aquisição foi avaliada em R$ 120 milhões, dinheiro que foi pago com uma emissão de novas ações no valor de R$ 3,42 cada. A empresa também acertou o controle do Subway, essa já aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

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