Vendas no varejo brasileiro avançam 0,6% em julho, diz IBGE

A alta interrompe a queda de 0,9% observada na passagem de maio para junho.

Author
Publicado em 12/09/2024 às 10:51h - Atualizado 6 dias atrás Publicado em 12/09/2024 às 10:51h Atualizado 6 dias atrás por Elanny Vlaxio
O volume de vendas do comércio varejista apresentou um crescimento de 4,4% (Imagem: Shutterstock)
O volume de vendas do comércio varejista apresentou um crescimento de 4,4% (Imagem: Shutterstock)

De acordo com os dados da PMC (Pesquisa Mensal de Comércio), divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (12), o volume de vendas do comércio varejista apresentou crescimento de 0,6% em julho, na comparação com o mês anterior. Essa alta interrompe a queda de 0,9% observada na passagem de maio para junho.

📈 Na comparação com julho do ano passado, o volume de vendas do comércio varejista apresentou um crescimento de 4,4%. Esse resultado positivo marca a 14ª alta consecutiva nesse tipo de comparação, demonstrando a recuperação do setor.

Leia também: CVM quer abrir o mercado de capitais para empresas de menor porte

Cinco dos oito setores do varejo pesquisados apresentaram crescimento: equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (2,2%); outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,1%); tecidos, vestuário e calçados (1,8%); hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,7%); e móveis e eletrodomésticos (1,4%).

📉 Enquanto os setores de medicamentos e combustíveis apresentaram queda nas vendas em julho, a receita nominal do varejo como um todo registrou crescimento. Na comparação com o mês anterior, a alta foi de 0,9%, enquanto em relação a julho do ano passado, o crescimento foi de 9,2%.

O varejo ampliado teve um desempenho misto em julho. Enquanto o segmento de veículos e motos apresentou crescimento de 3,8%, o setor de materiais de construção registrou queda de 0,2%. Como resultado, o varejo ampliado como um todo variou apenas 0,1% em relação ao mês anterior. No entanto, na comparação anual, o varejo ampliado apresentou crescimento de 7,2% em julho de 2024.