Vale (VALE3) antecipa posse do novo presidente para 1º de outubro
Gustavo Pimenta vai assumir o comando da empresa três meses antes do previsto inicialmente.

A Vale (VALE3) antecipou a posse do seu novo presidente, Gustavo Pimenta, para o dia 1º de outubro. Ou seja, três meses antes do previsto inicialmente.
🧑💼 Atual vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores da companhia, Pimenta foi eleito presidente da Vale no final de agosto, depois de um processo sucessório conturbado que durou meses.
A posse do novo presidente estava prevista para 1º de janeiro de 2025. Pimenta, no entanto, já vinha participando de negociações fundamentais para a empresa, como a do acordo de reparação de danos de Mariana.
A Vale também já vinha avaliando a possibilidade de antecipar a saída do seu atual presidente, Eduardo Bartolomeo. Por isso, decidiu na sexta-feira (20) acelerar o processo sucessório.
🗓️ Segundo a companhia, o mandato de Bartolomeo será encerrado em 30 de setembro. Com isso, Pimenta tomará posse como presidente da Vale em 1º de outubro. O mandato do novo CEO terá validade até 31 de maio de 2027.
Leia também: Vale (VALE3) indica dois novos conselheiros, conheça
Bartolomeo deixa comando após 5 anos
Bartolomeo comanda a Vale desde 2019 e ficaria no cargo até o fim do ano. Ainda assim, ele deve seguir como consultor da empresa até o final de 2025.
Em nota, o Conselho de Administração da Vale agradeceu "o empenho e a dedicação de Eduardo nos últimos cinco anos" e desejou sucesso para o executivo "em seus próximos desafios".
Na avaliação do board, Bartolomeo "construiu bases sólidas para uma trajetória promissora da Companhia, promovendo a excelência operacional e posicionando a Vale de forma estratégica na jornada da descarbonização global".
"Sob a liderança de Eduardo, a Vale conseguiu avançar significativamente em sua transformação cultural, com orientação para a segurança das pessoas e operações, para a gestão de riscos e para a integridade de ativos. Adotou um programa pioneiro de descaracterização de barragens, implementando os melhores padrões globais para a gestão das estruturas de contenção de rejeitos", comentou.
Conheça o próximo presidente da Vale
Gustavo Pimenta é o vice-presidente executivo de Finanças e Relações com Investidores da Vale desde 2021. Também já atuou nas áreas de Suprimentos e Energia & Descarbonização da mineradora.
O executivo entrou na Vale após 12 anos atuando na AES (AESB3). Nesse período, foi CFO Global, diretor de Planejamento e Estratégia e Vice-presidente de Performance e Serviços da AES.
Além disso, foi vice-presidente de Estratégia e M&A no Citigroup (CTGP34) em Nova Iorque. Ele é formado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais e tem mestrado em Finanças e Economia pela Fundação Getúlio Vargas.
Pimenta foi eleito presidente da Vale depois de meses de indefinição sobre o comando da empresa. As incertezas começaram depois que o governo federal tentou emplacar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para o cargo.
O nome de Mantega logo foi rejeitado, mas os conselheiros da Vale demoraram para chegar a um consenso sobre o próximo presidente da companhia e até contrataram a empresa de consultoria Russell Reynolds para auxiliar no processo.
A consultoria teria sugerido 15 nomes do mercado para a mineradora, para que uma lista tríplice de candidatos fosse avaliada ao final. Contudo, o Conselho de Administração da Vale optou por uma solução interna antes disso.
Novo CFO
Com a posse de Gustavo Pimenta antecipada para 1º de outubro, a Vale também nomeou na sexta-feira (20) um novo vice-presidente de Finanças e Relações com Investidores da Vale.
Murilo Muller vai ocupar o cargo que hoje é ocupado pelo novo presidente da Vale de forma interina, entre 1º de outubro e 31 de dezembro de 2024.
O escolhido é o atual diretor global de Controladoria da companhia.
Além disso, a Vale indicou os economistas Heloisa Belotti Bedicks e Reinaldo Castanheira Filho para os cargos de membros independentes do Conselho de Administração que estão vagos desde a renúncia de Luciano Penido e Vera Marie Inkster, em março e julho deste ano, respectivamente.
Para tomar posse como conselheiros, os indicados ainda precisam ser aprovados em assembleia geral de acionistas. Veja aqui o perfil deles.

VALE3
ValeR$ 54,50
-8,38 %
14,88 %
8.76%
7,86
1,22

Vale (VALE3) puxa Ibovespa para cima e Nasdaq bate recorde; dólar atinge R$ 5,56
O desempenho foi sustentado, principalmente, pela valorização das ações da Vale, impulsionadas pelo minério de ferro.

Lula critica Vale (VALE3) por administração que só espera dividendos
Petista participou de cerimônia que inicia os pagamentos reparatórios da mineradora, após rompimento da Barragem do Fundão.

Por que o Ibovespa caiu mesmo com VALE3 e PETR4 saltando quase 4%?
Enquanto ações de commodities subiam forte, bancos e varejistas caíam em bloco com a subida dos juros futuros.

Vale (VALE3) reduz estimativa de produção de aglomerados de minério de ferro em 2025
A decisão foi motivada “pelas atuais condições de mercado de pelotas”, disse a empresa em comunicado.

Vale (VALE3) salta com a chegada de julho e alça Ibovespa a mirar 140 mil pontos
Ações brasileiras tiveram o seu melhor desempenho em um primeiro semestre em quase 10 anos e bom humor continua.

CEO da Vale (VALE3) diz que companhia deve ser maior mineradora do mundo
Na última sexta, os papéis da mineradora registraram uma valorização de quase 2% no pregão

Ibovespa não pega carona no touro de ouro das ações americanas; veja recorde
Famoso índice americano S&P 500 atinge nova máxima que não era superada desde o final de fevereiro.

Vale (VALE3) alimenta a disparada de 1% do Ibovespa, em dia de IOF e IPCA-15
Derrubada do aumento do IOF pelos políticos em Brasília, além da prévia da inflação em julho mais leve, ajudam ações brasileiras.