Vale (VALE3) vê metais básicos ganhando peso nos resultados; veja projeções
Expectativa é que a Vale Base Metals entregue até 35% do Ebitda consolidado até 2030.
O Conselho de Administração da Vale (VALE3) manifestou-se nesta terça-feira (12) sobre a renúncia do conselheiro independente José Luciano Duarte Penido. Ele deixou o cargo na segunda-feira (11), criticando o processo de sucessão presidencial da mineradora.
📃 Em nota, o presidente do Conselho de Administração da companhia, Daniel André Stieler, disse que o board "seguirá desempenhando as ações previstas nos processos de governança da Vale e executando sua missão de forma diligente".
"O Conselho de Administração da Vale esclarece, no que tange ao processo de definição do Presidente da Companhia, que sua atuação está rigorosamente em conformidade com o Estatuto Social da Vale, o Regimento Interno do órgão e políticas corporativas", acrescentou.
🗣️ Na Vale desde 2019, o conselheiro independente José Luciano Duarte Penido renunciou ao cargo na segunda-feira (11). Em carta enviada ao Conselho de Administração da companhia, ele disse que "o atual processo sucessório do CEO da Vale vem sendo conduzido de forma manipulada, não atende ao melhor interesse da empresa e sofre evidente e nefasta influência política".
Penido afirmou ainda que "uma maioria cimentada por interesses específicos de alguns acionistas apresentados" formou-se no board. Por isso, disse não acreditar mais na "honestidade de propósitos de acionistas relevantes da empresa no objetivo de elevar a governança corporativa da Vale a padrão internacional de uma corporation".
Leia também: Conselheiro da Vale (VALE3) acusa manipulação no processo de sucessão de CEO
Depois de semanas de negociações, o Conselho de Administração da Vale decidiu na sexta-feira (8) estender o mandato do atual presidente da companhia, Eduardo Bartolomeo, até o fim do ano.
O mandato de Bartolomeo, que comanda a Vale desde 2019, terminaria em 26 de maio. O Conselho de Administração da companhia decidiu, no entanto, não renovar o mandato por mais quatro anos.
A ideia é abrir um processo seletivo para definir o próximo presidente da Vale, com a ajuda de uma consultoria. Eduardo Bartolomeo deve apoiar a transição para o novo presidente no início de 2025 e continuar como consultor da mineradora até dezembro de 2025.
As discussões sobre o comando da Vale se intensificaram depois que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentou indicar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para o posto. A ideia foi descartada, diante da reação negativa do mercado. Contudo, o Conselho da Vale passou semanas dividido entre a reeleição de Bartolomeo e a escolha de um novo CEO.
Expectativa é que a Vale Base Metals entregue até 35% do Ebitda consolidado até 2030.
Preço do minério sustenta fluxo de caixa e pode elevar proventos.
Após o cancelamento, a mineradora continuará com pouco mais de 170 milhões de ações.
Banco vê espaço para proventos extras com commodities acima de US$ 100.
Investidores abrem apetite na bolsa de valores brasileira com maiores chances de cessar-fogo no Irã.
A China pretende crescer de 4,5% a 5% em 2026, mas também quer estabilizar o mercado imobiliário.
Vale Base Metals foca na produção de minerais estratégicos para a transição energética.
A mineradora afirmou que ainda não foi intimada e que prestará os esclarecimentos necessários ao juízo competente.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?