Vale (VALE3) e bancos derrubam Ibovespa no penúltimo pregão de 2025; confira
O movimento foi puxado pelo desempenho negativo de ações de grande peso, como Vale e os principais bancos.
O Conselho de Administração da Vale (VALE3) manifestou-se nesta terça-feira (12) sobre a renúncia do conselheiro independente José Luciano Duarte Penido. Ele deixou o cargo na segunda-feira (11), criticando o processo de sucessão presidencial da mineradora.
📃 Em nota, o presidente do Conselho de Administração da companhia, Daniel André Stieler, disse que o board "seguirá desempenhando as ações previstas nos processos de governança da Vale e executando sua missão de forma diligente".
"O Conselho de Administração da Vale esclarece, no que tange ao processo de definição do Presidente da Companhia, que sua atuação está rigorosamente em conformidade com o Estatuto Social da Vale, o Regimento Interno do órgão e políticas corporativas", acrescentou.
🗣️ Na Vale desde 2019, o conselheiro independente José Luciano Duarte Penido renunciou ao cargo na segunda-feira (11). Em carta enviada ao Conselho de Administração da companhia, ele disse que "o atual processo sucessório do CEO da Vale vem sendo conduzido de forma manipulada, não atende ao melhor interesse da empresa e sofre evidente e nefasta influência política".
Penido afirmou ainda que "uma maioria cimentada por interesses específicos de alguns acionistas apresentados" formou-se no board. Por isso, disse não acreditar mais na "honestidade de propósitos de acionistas relevantes da empresa no objetivo de elevar a governança corporativa da Vale a padrão internacional de uma corporation".
Leia também: Conselheiro da Vale (VALE3) acusa manipulação no processo de sucessão de CEO
Depois de semanas de negociações, o Conselho de Administração da Vale decidiu na sexta-feira (8) estender o mandato do atual presidente da companhia, Eduardo Bartolomeo, até o fim do ano.
O mandato de Bartolomeo, que comanda a Vale desde 2019, terminaria em 26 de maio. O Conselho de Administração da companhia decidiu, no entanto, não renovar o mandato por mais quatro anos.
A ideia é abrir um processo seletivo para definir o próximo presidente da Vale, com a ajuda de uma consultoria. Eduardo Bartolomeo deve apoiar a transição para o novo presidente no início de 2025 e continuar como consultor da mineradora até dezembro de 2025.
As discussões sobre o comando da Vale se intensificaram depois que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tentou indicar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega para o posto. A ideia foi descartada, diante da reação negativa do mercado. Contudo, o Conselho da Vale passou semanas dividido entre a reeleição de Bartolomeo e a escolha de um novo CEO.
O movimento foi puxado pelo desempenho negativo de ações de grande peso, como Vale e os principais bancos.
Mineradora aproveita rali da commodity na China, além da compra de parque eólico na Bahia.
O banco reiterou a recomendação “outperform” para o ativo, mantendo a Vale como sua principal escolha no setor.
Disparada dos juros futuros e queda em bloco dos bancões machuca o principal índice da B3
O Morgan Stanley projeta um yield de fluxo de caixa livre de cerca de 8% para 2026.
Eleitores do país vizinho vão às urnas neste domingo (14) para decidirem quem será o próximo presidente da República.
Campo Grande é a primeira barragem a montante do Complexo Mariana a ser descaracterizada.
Companhia pagará dividendos e JCP que somam R$ 3,58 por ação; veja datas e como garantir.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?