UnionPay, maior bandeira de cartões da China, confirma entrada no mercado brasileiro

Gigante chega ao Brasil para competir com Visa, Mastercard e Elo; primeiros cartões devem ser emitidos em 2025

Author
Publicado em 03/08/2025 às 10:30h - Atualizado Agora Publicado em 03/08/2025 às 10:30h Atualizado Agora por Wesley Santana
UnionPay já é aceito em centenas de países, inclusive no Brasil (Imagem: Shutterstock)
UnionPay já é aceito em centenas de países, inclusive no Brasil (Imagem: Shutterstock)

Em meio às sanções dos Estados Unidos contra autoridades brasileiras, a China aumenta ainda mais suas relações com o Brasil. A marca UnionPay, maior administradora de cartões de crédito do mundo, anunciou sua expansão para o mercado brasileiro nesta semana.

💳 A bandeira asiática chega para competir com Visa e Mastercard, marcas norte-americanas que dominam o setor nacional. Além disso, passa a disputar espaço com a Elo, bandeira local que também tem larga aceitação no território, mas limitada em relação as concorrentes.

A UnionPay é considerada a maior empresa do setor, já que possui bilhões de usuários apenas na China — embora também tenha clientes em outros países. A projeção é que os primeiros cartões no Brasil sejam emitidos ainda em 2025, conforme comunicado divulgado.

O serviço estará disponível aos consumidores brasileiros por meio da fintech Left, uma vertical voltada para negócios locais. Ainda não há informações sobre quais categorias serão oferecidas, nem sobre quais bancos farão a emissão dos cartões no Brasil.

🔫 Leia mais: Taurus (TASA4) recua de plano na Arábia Saudita após falta de acordo com governo

Atualmente, nos países em que atua, a UnionPay oferece três categorias de cartões:

  • Standard: versão mais simples, de entrada, voltada para uso em território nacional;
  • Platinum: mesmas coberturas da categoria anterior, mas com possibilidade de uso internacional;
  • Diamond: versão premium, com vantagens como seguros, acesso a salas VIP e benefícios voltados ao público de alta renda.

Para ganhar relevância no mercado doméstico, a empresa promete atuar com taxas competitivas e segurança avançada. Por isso, já está fechando parcerias com diversas empresas locais.

Os cartões da companhia emitidos no exterior já são aceitos no Brasil nas máquinas da Rede e da Stone. Além disso, também é possível realizar saques em caixas eletrônicos de grandes bancos, como o Itaú.