Petrobras (PETR4) interrompe produção em plataforma de Tupi por "segurança"
A unidade é uma das gigantes do pré-sal, tendo registrado uma média de 106 mil barris de petróleo por dia em outubro.
🚨 O conselho de administração da Unigel aprovou nesta semana uma proposta apresentada pela Petrobras (PETR4) que visa solucionar a disputa judicial e contratual em torno de duas unidades de fertilizantes localizadas na Bahia e em Sergipe, conforme revelado à Reuters por duas fontes com conhecimento direto do assunto.
O acerto abre caminho para que a estatal retome a posse das fábricas e busque reativar as operações — atualmente paralisadas desde 2023 — por meio de licitação para contratação de novos prestadores de serviços de operação e manutenção.
As fábricas de fertilizantes nitrogenados foram arrendadas pela Petrobras à Unigel em 2019, com validade de 10 anos.
No entanto, diante do aumento expressivo no preço do gás natural no mercado brasileiro — principal insumo dessas unidades — a Unigel alegou inviabilidade econômica e paralisou as atividades.
Desde então, as empresas vêm travando uma disputa contratual, com ações em curso na Justiça e em tribunal arbitral.
A proposta aprovada pela Unigel visa encerrar os litígios e restabelecer a posse dos ativos à Petrobras, com posterior homologação do acordo pelo tribunal arbitral.
➡️ Leia mais: FGC pode liberar R$ 4 bilhões para resgate de CDBs do Master, diz jornal
De acordo com o que a Petrobras havia informado anteriormente ao mercado, o acordo ainda depende de condições precedentes e da assinatura formal pelas partes para ser efetivado.
Após isso, será necessário iniciar um processo licitatório para reativar as fábricas, que são consideradas estratégicas para a produção nacional de fertilizantes.
A Petrobras não se manifestou oficialmente sobre o avanço do acordo, e a Unigel também não comentou até o momento.
📊 A possível reativação das unidades da FAFEN-BA (Bahia) e FAFEN-SE (Sergipe) ocorre em um contexto de revisão da política industrial do setor de fertilizantes no país, diante da dependência externa de produtos essenciais à agropecuária nacional.
O tema ganhou relevância geopolítica após a guerra entre Rússia e Ucrânia, que afetou a oferta e os preços globais de fertilizantes.
Para a Petrobras, a medida reforça a agenda de reintegração de ativos considerados estratégicos e pode abrir espaço para novos contratos operacionais, sem necessidade de assumir diretamente a gestão das unidades.
A unidade é uma das gigantes do pré-sal, tendo registrado uma média de 106 mil barris de petróleo por dia em outubro.
Semana ainda trará dados sobre as contas públicas e o mercado de trabalho brasileiro.
Decisão visa garantir atividades essenciais, como o abastecimento de combustíveis.
A Petrobras afirmou que já apresentou uma nova proposta de acordo coletivo.
Um dos pontos centrais para o avanço das negociações foi a garantia de que não haverá punições para os trabalhadores que aderiram ao movimento.
Mesmo após a apresentação de uma quarta contraproposta, as principais representações sindicais decidiram pela continuidade da greve.
Os proventos que serão pagos nesta semana de Natal chegam a R$ 4,17 por ação.
Além de dividendos, dá para garantir novas ações de quatro companhias listadas na B3.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?