2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
🌍 Alguns países já responderam ao tarifaço de Donald Trump (Partido Republicano), presidente dos Estados Unidos. A China e a União Europeia, por exemplo, prometeram criar taxas em retaliação às tarifas.
De um lado, o Ministério do Comércio chinês exigiu que a cobrança das taxas seja cancelada imediatamente. Segundo o órgão, a medida ignorou as negociações comerciais multilaterais. Além disso, declarou que adotará 'contramedidas para proteger seus direitos e interesses'.
Já a chefe do Executivo da União Europeia, Ursula von der Leyen, descreveu as novas tarifas de Trump como uma grande golpe para a economia global e disse que a União Europeia está preparada para responder com medidas retaliatórias casos as negociações com Washington fracassem.
🗣️ "Não queremos necessariamente retaliar. Mas se for necessário, temos um plano forte para retaliar e o usaremos", afirmou, num discurso ao Parlamento Europeu em Estrasburgo. "Nosso objetivo é uma solução negociada. Mas é claro que, se necessário, protegeremos nossos interesses, nosso povo e nossas empresas", disse.
Leia também: Musk nega saída antecipada do governo Trump: "Fake news"
Na outra ponta, o primeiro-ministro da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou um novo pacote de €14,1 bilhões para blindar a economia espanhola das tarifas de Trump. “O governo da Espanha não vai esperar para ver o que acontecerá nos próximos dias ou semanas. Vamos responder, como sempre, de forma antecipada, para estarmos preparados”, disse o premiê ao apresentar o novo pacote.
A França também reagiu e pediu a suspensão de investimentos nos Estados Unidos após as tarifas. “Acho que o que é importante, e isso é todo o trabalho que deve ser feito por setor, é que os investimentos futuros ou os investimentos anunciados nas últimas semanas sejam suspensos até que as coisas sejam esclarecidas com os Estados Unidos”, disse durante uma reunião com representantes da indústria francesa.
No cenário doméstico, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o Brasil responderá a qualquer tentativa de impor protecionismo, que não cabe mais no mundo.
💭 “O Brasil não tolera ameaça à democracia. Não abre mão de sua soberania. Não bate continência para nenhuma outra bandeira que não seja a verde e amarela. Que fala de igual para igual e respeita todos os países, dos mais pobres aos mais ricos, mas exige reciprocidade no tratamento", disse.
E acrescentou: "Defendemos o multilateralismo e o livre comércio, e responderemos a qualquer tentativa de impor protecionismo, que não cabe mais hoje no mundo”.
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Índice de BDRs, carteira de empresas estrangeiras com ações listadas no Brasil, entrega quase 6% ao mês.
Einar Rivero, CEO da Elos Ayta, elabora estudo que aponta quais ações brasileiras mais se deram bem nos últimos 3 anos.
Metal precioso salta +10% nos últimos 30 dias, mas também dispara quase +50% em 2025.
Investimentos em renda variável no Brasil (ações e FIIs) têm mês difícil, ao passo que criptos e exterior brilham.
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial
Maior criptomoeda do mundo se valorizou quase +2% no mês que se encerra, mas soma ganhos de +184% nos últimos 12 meses
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?