TSE inaugura proposta para combater 'deepfakes' e defender democracia nas eleições
O Ciedde, liderado por Moraes, promete frear fake news e promover transparência eleitoral".

🗳️ O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está prestes a inaugurar o Ciedde (Centro Integrado de Enfrentamento à Desinformação e Defesa da Democracia), marcando uma nova etapa no combate à disseminação de informações falsas e à proteção dos princípios democráticos no contexto eleitoral.
A cerimônia de lançamento está agendada para terça-feira (12), às 16h, e será liderada pelo presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes. O objetivo principal do centro será coordenar ações para combater a desinformação, os discursos de ódio e as práticas antidemocráticas durante o período eleitoral, para promover uma comunicação eficaz entre entidades e plataformas de redes sociais.
Segundo o tribunal, o Ciedde terá um papel fundamental no apoio aos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) no enfrentamento dos "deepfakes", que são manipulações de mídia usando inteligência artificial para criar vídeos ou imagens enganosas.
Diversas entidades foram convidadas a participar do Ciedde, incluindo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) e a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Além das atividades de combate à desinformação, o órgão pretende promover programas de capacitação, seminários e estudos sobre educação cívica, democracia, direitos digitais e papel da Justiça Eleitoral.
Recentemente, o TSE aprovou uma série de resoluções para o processo eleitoral de 2024, incluindo restrições ao uso de inteligência artificial em campanhas políticas. A medida visa garantir a transparência e a veracidade das informações divulgadas durante o pleito, proibindo a disseminação de "deepfakes", chatbots e avatares que simulam comunicação entre candidatos e eleitores.

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Como investir na renda fixa em 2025 após tarifas de Trump ao Brasil?
Presidente dos EUA impõe alíquota de 10% para produtos brasileiros importados por americanos e analistas comentam possíveis impactos nos investimentos

Brasil recorre à renda fixa em dólar em 2025; veja anúncio do Tesouro Nacional
Meta do governo é ter entre 3% e 7% da sua dívida em títulos de renda fixa em dólar