TikTok Shop: mais um pesadelo para as varejistas brasileiras
Plataforma deve disponibilizar opção de compras direto no aplicativo de vídeos curtos
Não é segredo para ninguém que as lojas de varejo do Brasil têm passado dias difíceis. Seja pela alta da taxa de juros -que impacta o consumo- ou pela conversão do consumo para as lojas online, não há uma previsão de que as coisas vão melhorar.
🛒 Agora, essas mesmas empresas devem enfrentar um novo desafio pela frente: a chegada do TikTok Shop. Essa é uma ferramenta da rede social chinesa que vai permitir que os consumidores façam compras diretamente do feed de notícias que é viciante.
"O TikTok Commerce é um programa de soluções, recursos e ferramentas de publicidade que as marcas podem usar para interagir com os clientes. A TikTok Shop permite a venda de produtos diretamente no TikTok por meio de vídeos in-feed, de LIVE e pela guia Vitrine”, diz a empresa subsidiária da ByteDance.
A versão começou a ser implantada nos países asiáticos, depois foi para a Europa, mas já desembarcou na América, começando pelos Estados Unidos. Por lá, em poucos meses de atividade, a funcionalidade já foi responsável por vendas totais de US$ 33 bilhões, de acordo com dados internos.
Agora, a rede social de vídeos já planeja chegar ao mercado mexicano e ao brasileiro, nos próximos meses. De acordo com um relatório do Santander, no Brasil, o TikTok Shop pode pegar uma fatia de até 9% das vendas online nos próximos anos.
➡️ Leia mais: Totvs (TOTS3) entra na disputa pela Linx e pode pagar metade do valor original
“Acreditamos que a plataforma possa capturar cerca de 5 a 9% do e-commerce brasileiro dentro de três anos do lançamento do TikTok Shop, potencialmente gerando R$ 25 bi a R$ 39 bilhões em volume bruto de mercadorias [GMV, da sigla em inglês] até 2028”, destacam os analistas Ruben Couto, Eric Huang e Vitor Fuziharo.
Para os analistas, esse é um caminho sem volta, considerando que a rede chinesa tem forte adesão no país, sobretudo entre os mais jovens. Em outros países, a conversão das vendas passa de 70%, o que é um indicativo de atenção para as companhias nacionais.
“As marcas não podem se dar ao luxo de ignorar o TikTok se quiserem ter engajamento com um público mais amplo”, comentaram os analistas.
Ainda não há data oficial para a chegada da funcionalidade, mas a expectativa é que seja ativada ainda no primeiro semestre de 2025. Atualmente, a plataforma conta com 111 milhões de usuários no Brasil, país que ostenta o terceiro maior mercado da companhia.
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
WEG (WEGE3) pode bater ROIC de 38% em 2025; saiba se analistas investem
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224
Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Ibovespa vai de foguete, mas quais são as ações mais descontadas da B3 ainda?
Setor que reúne as empresas brasileiras mais baratas da Bolsa está em liquidação de 34%; confira