21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
📊 A maioria dos títulos públicos negociados no Tesouro Direto teve algum prejuízo em seu preço unitário na marcação a mercado ao longo de janeiro de 2025, como compensação à disparada dos juros compostos pagos pelo governo brasileiro pelo dinheiro emprestado pelos investidores, em especial, a renda fixa com vencimentos no longo prazo.
Por exemplo, o Tesouro Renda+ 2065 registrou desvalorização de −11,58% nos últimos 30 dias, caso um investidor tenha adquirido esse título para recebimento de aposentadoria extra no início do mês e tenha optado por vendê-lo agora, antecipadamente, ao Tesouro Direto.
No decorrer do período, a taxa de rentabilidade do Tesouro Renda+ 2065 subiu de IPCA+ 7,28% ao ano no último pregão de 2024 para os atuais IPCA+ 7,41% ao ano. Ainda que pareça uma pequena elevação, dado o distante prazo de vencimento do título em 2065, essa variação nas taxas provocou a queda do preço dessa modalidade de renda fixa.
🐉 Entre os títulos públicos indexados à inflação (IPCA+) exclusivamente voltados para a acumulação de juros compostos sobre o patrimônio aplicado, que estão disponíveis para compra no Tesouro Direto, apenas o Tesouro IPCA+ 2029 teve lucro na marcação a mercado, subindo +1,01% em janeiro.
Isso porque as taxas de rentabilidade do Tesouro IPCA+ 2029 recuaram de IPCA+ 7,77% ao ano para IPCA+ 7,55% ao ano nos últimos 30 dias. Logo, quando os juros compostos caem, dessa vez, o preço unitário da renda fixa se valoriza na marcação a mercado.
Ao longo de janeiro, tanto o Tesouro IPCA+ 2035, quanto o Tesouro IPCA+ 2045, viram as suas taxas de rentabilidade dispararem no Tesouro Direto, o que implicou em seus preços sofrerem prejuízos de −2,26% e −6,36%, respectivamente, somente para quem decidiu vender antecipadamente os títulos.
➡️ Leia mais: Selic a 13,25%? Saiba quanto o Tesouro Selic paga com liquidez diária em 2025
Nem todos os indexadores de renda fixa no Tesouro Direto ficaram no vermelho neste início de 2025, por isso, que os especialistas do mercado financeiro sempre batem na tecla da diversificação, tanto em relação ao tipo de juros compostos na hora de emprestar o dinheiro, quanto também ao prazo que o investidor terá o sua grana devolvida.
🏆 Aproveitando a crescente da taxa Selic, que saltou de 12,25% ao ano para os atuais 13,25% ao ano nos últimos 45 dias, o Tesouro Selic 2027 entregou um lucro de +1,12% em janeiro.
Então, já dá para dizer que a renda fixa com o menor risco de crédito do Brasil voltou a pagar mais de 1% ao mês, com uma tendência de só aumentar nos próximos meses, já que a taxa Selic já está contratada em 14,25% ao ano na decisão do Banco Central em março.
Os títulos prefixados de curto prazo também fecharam o mês no azul, caso do Tesouro Prefixado 2027, cujo ganho de seu preço unitário na marcação a mercado foi de +2,32%. No período, a taxa de rentabilidade do título público recuou de 15,91% ao ano para os atuais 14,89% ao ano.
➡️ Leia mais: CDB Prefixado a 16% ou IPCA+ 8%? Saiba qual tipo de renda fixa pode pagar mais
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Einar Rivero, CEO da Elos Ayla, revela a rentabilidade dos principais investimentos em novembro e nos últimos 12 meses.
Índice de BDRs, carteira de empresas estrangeiras com ações listadas no Brasil, entrega quase 6% ao mês.
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado
Companhia vê sua lucratividade descarrilhar -39,2% durante o terceiro trimestre do ano.
Metal precioso salta +10% nos últimos 30 dias, mas também dispara quase +50% em 2025.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?