Setor cultural publica carta aberta pedindo regulação do streaming no Brasil
Artistas pedem implementação da lei que gera imposto para plataformas estrangeiras

Um movimento de artistas brasileiros emitiu uma carta aberta pedindo a regulação dos serviços de streaming no país. Mais de 750 atores, diretores e técnicos da área de audiovisual assinaram o documento que pede a criação de um marco regulatório para o setor no Brasil.
A carta foi endereçada a entes do Executivo como o presidente Lula, a ministra Gleisi Hoffmann, ao presidente da Câmara Hugo Motta, à ministra Margareth Menezes e à secretária nacional do audiovisual, Joelma Gonzaga. Eles pedem, por exemplo, a garantia de contrapartidas justas para empresas estrangeiras que atuam no Brasil.
"A regulamentação do VOD encontra-se com mais de uma década de atraso, em um contexto onde o audiovisual tornou-se central para a circulação de ideias, valores, linguagem e identidade nacional. O Brasil é hoje o segundo maior mercado mundial para plataformas globais de streaming, mas não conta com mecanismos regulatórios que assegurem contrapartidas financeiras, de programação e de propriedade intelectual compatíveis com essa posição".
O documento também cita o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta, pedindo a manutenção da deputada Jandira Feghali como relatora dos projetos do setor que tramitam no Congresso dada a sua atuação na pauta.
Leia mais: Apple (AAPL34): Por que as ações saltaram 13% na semana, a melhor desde 2020?
“Não podemos aceitar que o nosso mercado audiovisual seja usado como moeda de troca, como em momentos anteriores de nossa história. Devemos almejar equilibrar a nossa balança comercial da cultura, exportando nossa diversidade e nossa produção cultural para o mundo”.
Entre os que assinam o documento, há nomes bastante conhecidos pelo público. Fernanda Torres, Walter Salles, Fernando Meirelles e Wagner Moura são alguns deles.
“Sem regulação, o Brasil corre o risco de ser apenas um mercado consumidor, sem consolidar uma indústria nacional capaz de gerar emprego, renda e projeção internacional”, diz o documento. “Trata-se de garantir que a voz do Brasil continue a ser contada por brasileiros”.
PL 2331/22 na mira
A carta dos artistas está relacionada com o projeto de lei 2331/22 que tramita no Congresso Federal há mais de dois anos. O texto prevê a criação de um imposto para os serviços de streaming que atuam no país.
Nomeado de Contribuição para o Desenvolvimento da Indústria Cinematográfica Nacional (Condecine), a taxa serviria para fomentar o cinema brasileiro. Ao mesmo tempo, serviria para ampliar a competição das plataformas estrangeiras com as nacionais, em um modelo muito parecido com o que foi feito na relação com os sites de compras.

21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva

2025 é o ano do ouro caro e do dólar barato; saiba o pódio dos investimentos
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.

Ações brasileiras: Qual empresa subiu quase 40% e quem evaporou 55% em abril? Veja os destaques do Ibovespa
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado

Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

WEG (WEGE3) pode bater ROIC de 38% em 2025; saiba se analistas investem
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224

Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado