Saque-aniversário do FGTS: Pagamento de saldo retido começa nesta segunda (29)

A medida atende a uma Medida Provisória publicada no fim de dezembro.

Author
Publicado em 29/12/2025 às 12:03h - Atualizado 2 minutos atrás Publicado em 29/12/2025 às 12:03h Atualizado 2 minutos atrás por Elanny Vlaxio
A segunda parte do valor remanescente será liberada de forma escalonada (Imagem: Shutterstock)
A segunda parte do valor remanescente será liberada de forma escalonada (Imagem: Shutterstock)
💲 O governo federal começa a liberar nesta segunda-feira (29) o pagamento do saldo retido do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para cerca de 14,1 milhões de trabalhadores que aderiram à modalidade saque-aniversário e tiveram seu contrato de trabalho encerrado ou suspenso entre janeiro de 2020 e 23 de dezembro de 2025. 
A medida atende a uma Medida Provisória publicada no fim de dezembro, que autoriza a liberação de aproximadamente R$ 7,8 bilhões em recursos que estavam bloqueados nessas contas vinculadas ao fundo. O pagamento será feito em duas etapas. Até 30 de dezembro, serão creditadas automaticamente nas contas bancárias cadastradas no aplicativo do FGTS parcelas de até R$ 1,8 mil, conforme o saldo disponível. 
💰 A segunda parte do valor remanescente será liberada de forma escalonada até 12 de fevereiro de 2026, também sem necessidade de solicitação prévia pelo trabalhador. Para os que não possuem conta cadastrada, o saque poderá ser feito em casas lotéricas, caixas eletrônicos e pontos CAIXA Aqui. 
A modalidade saque-aniversário, instituída pela lei que permite retirar parte do saldo do FGTS anualmente no mês do aniversário do trabalhador, tradicionalmente limita o saque integral em caso de demissão sem justa causa, situação que agora está sendo corrigida com a liberação do saldo retido. Além disso, a consulta do valor disponível pode ser feita diretamente pelo aplicativo do FGTS.