Rumble e Trump Media apresentam ação em tribunal dos EUA contra Moraes

O ministro determinou a suspensão da plataforma de vídeo.

Author
Publicado em 24/02/2025 às 07:10h - Atualizado Agora Publicado em 24/02/2025 às 07:10h Atualizado Agora por Elanny Vlaxio
A empresa deve nomear um representante legal para o Brasil (Imagem: Shutterstock)
A empresa deve nomear um representante legal para o Brasil (Imagem: Shutterstock)

💬 Em comunicado divulgado no último domingo (23), o Trump Media & Technology Group, do presidente Donald Trump, e a plataforma Rumble, especializada em vídeos, informaram que entraram com uma ação contra o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes em um tribunal dos Estados Unidos.

O ministro determinou, na sexta-feira (21), a suspensão da plataforma de vídeo no Brasil até o cumprimento das ordens judiciais, depois que as empresas processaram Moraes no Tribunal Distrital dos EUA em Tampa por acusações de censura ilegal.

“Determino a intimação da empresa Rumble Inc… para indicar — documentalmente — , no prazo de 48 horas, o representante legal da empresa no Brasil, com amplos poderes… com comprovação documental da respectiva Junta Comercial da regular constituição da empresa, sob pena de suspensão imediata das atividades da empresa no território brasileiro”, disse Moraes em decisão.

Leia também: O que é o Rumble, app que está processando o ministro Alexandre de Moraes?

📱 A moção busca anular as ordens emitidas pelo ministro, com as empresas alegando que as decisões de Moraes "violam a soberania americana, a Constituição dos EUA e as leis dos EUA".Em sua declaração, as empresas informaram que Moraes ameaçou com acusações criminais contra o CEO da Rumble, Chris Pavlovski.

Além disso, a empresa deve nomear um representante legal para o Brasil, conforme estipulado pela legislação que exige a presença de um representante para empresas estrangeiras no país.

Pavlovski afirmou em uma publicação no X (antigo Twitter), que recebeu “mais uma ordem ilegal e sigilosa” do ministro do STF. “Oi @alexandre. Recebemos outra ordem ilegal e secreta da noite passada que exige que a cumpramos até amanhã à noite. Você não tem autoridade sobre a Rumble aqui nos EUA, a menos que passe pelo governo dos EUA. Repito: vejo você no tribunal”, postou Pavlovski.