21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
A renda fixa do governo é um investimento seguro, diretamente garantido pelos cofres do Tesouro Nacional, mas o sobe e desce de suas taxas e preços no Tesouro Direto não está imune ao risco político, que parece já estar antecipando a corrida eleitoral à presidência da República em 2026.
Nesta quinta-feira (3), as taxas oferecidas no Tesouro Direto tiveram um comportamento curioso: enquanto os juros compostos oferecidos aos títulos públicos com vencimentos curtos encolhiam, quem emprestava dinheiro ao governo por prazos longos se deparou com a disparada das taxas.
Não é segredo que a taxa Selic a 15% ao ano, seu maior patamar desde 2006, em breve deverá começar a ceder, o que explica a baixa das taxas no curto prazo, o que também poderia se estender aos juros compostos pagos no longo prazo.
Enquanto o Tesouro IPCA+ 2029 encolhia a sua remuneração de IPCA+ 7,46% ao ano na véspera para os atuais IPCA+ 7,43% ao ano (o menor patamar nos últimos 30 dias), as taxas do Tesouro IPCA+ 2050 saltavam no período de IPCA+ 6,72% ao ano para IPCA+ 6,76% ao ano.
Todavia, o risco político começa a intensificar sua influência sobre o Tesouro Direto. Para Rafael Passos, analista da Ajax Asset, a relação entre o Governo-Congresso vem se deteriorando rapidamente em 2025, o que já é relevante sob a ótica dos investimentos.
"Nos momentos em que o Executivo perde apoio no Legislativo, há uma maior dificuldade para aprovar pautas, implementar políticas e manter a governabilidade. Assim, o Executivo tem dificuldade também em se reeleger. Esse atrito entre os Poderes eleva a incerteza institucional e fragiliza a estabilidade do Governo atual", comenta o especialista.
Leia mais: Renda fixa isenta pagando CDI+ 3,10% ao ano em 2025 entra no radar dos analistas
Acompanhe a seguir os preços e as rentabilidades dos títulos públicos no Tesouro Direto na tarde do dia 3 de julho de 2025:
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Metal precioso se valoriza quase +30% no ano, ao passo que o dólar tem a maior queda anual desde 2016.
Saiba quais classes de investimentos são destaques positivos no mês e quais deram dor de cabeça aos investidores
Einar Rivero, CEO da Elos Ayla, revela a rentabilidade dos principais investimentos em novembro e nos últimos 12 meses.
Índice de BDRs, carteira de empresas estrangeiras com ações listadas no Brasil, entrega quase 6% ao mês.
Uma varejista surfou o mês embalada por troca em seu conselho de administração e uma companhia área tem perdido bastante valor de mercado
Companhia vê sua lucratividade descarrilhar -39,2% durante o terceiro trimestre do ano.
Metal precioso salta +10% nos últimos 30 dias, mas também dispara quase +50% em 2025.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?