Receita libera consulta do maior lote de restituição da história

R$ 9,5 bilhões serão pagos a 5,6 milhões de pessoas

Author
Publicado em 23/05/2024 às 13:21h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 23/05/2024 às 13:21h Atualizado 3 meses atrás por Wesley Santana

A Receita Federal liberou, nesta quinta-feira (23), a consulta para o primeiro lote de restituição de Imposto de Renda 2024.

💸 Segundo o órgão fiscal, serão pagos R$ 9,5 bilhões, quantia que representa o maior montante já pago na história. Os beneficiários somam 5,6 milhões de contribuintes que já entregaram a declaração do IRPF 2024.

Estão entre as prioridades para recebimento os moradores do Rio Grande do Sul, que sofrem com as enchentes no estado. Os contribuintes que pagaram o imposto a mais no ano passado e os que caíram na malha fina também estão entre os primeiros recebedores, disse a Receita.

O pagamento deste lote está agendado para o dia 31 de maio, quando se encerra o prazo para a entrega declaração de IRPF 2024. O prazo, no entanto, foi prorrogado para os moradores de cidades afetadas pelas chuvas no RS, que podem entregar o documento até 31 de agosto.

💲 Leia mais: Drex, moeda digital do Brasil, terá 2ª fase de testes

Na lista disponibilizada pela Receita e publicada pela Folha de SP, uma em cada cinco pessoas que está neste primeiro lote de restituição é paulista. Já os gaúchos aparecem em segundo lugar.

As restituições serão liberadas em cinco lotes, que têm seus pagamentos agendados sempre para a última semana do mês. Os valores são corrigidos em 1% ao mês e mais um percentual da taxa Selic.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda

Para verificar se a restituição já está na fila para pagamento, basta acessar a página da Receita Federal e informar número de CPF e data de nascimento.

Na opção “Exercício”, selecione o ano de 2024 e, depois, clique no captcha para dizer que é humano e prosseguir com a operação.

A operação também pode ser feita pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, na aba “Declaração do IRPF” e na página logada do e-CAC.