Quais setores da B3 podem ser afetados pelo aumento do IOF?

O setor financeiro será o mais impactado pela decisão do governo.

Author
Publicado em 26/05/2025 às 16:09h - Atualizado 1 dia atrás Publicado em 26/05/2025 às 16:09h Atualizado 1 dia atrás por Elanny Vlaxio
A medida foi anunciada na última quinta-feira (22) (Imagem: Shutterstock)
A medida foi anunciada na última quinta-feira (22) (Imagem: Shutterstock)

🏦 O governo brasileiro anunciou um aumento no IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) na quinta-feira passada (22), com vigência prevista para começar em 23 de maio de 2025. Segundo a XP Investimentos, os setores do agronegócio, bens de capital, educação, elétrico, imobiliário, óleo e gás, transporte e varejo enfrentarão impactos neutros ou reduzidos. 

Já a mineração e siderurgia terá efeitos modestos, e o setor financeiro será o mais impactado. Para mineração e siderurgia, os analistas entendem que o impacto decorre da maior exposição a operações de forfait (operação de desconto de títulos cambiais). 

Leia também: Raízen (RAIZ4) acelera reestruturação com venda de ativos solares; ações desabam

💰 A XP disse ainda que o aumento do IOF não deve afetar significativamente os resultados das companhias de capital aberto, segundo análise da XP Investimentos. Embora o IOF de 3,5% sobre câmbio possa impactar empresas com maior volume de transações em moeda estrangeira, estratégias de proteção e a própria escala operacional dessas companhias ajudam a neutralizar tais efeitos. 

“Algum atraso em aquisições internacionais, investimentos ou reinvestimentos no exterior é possível devido ao aumento do atrito tributário, mas é improvável que isso altere de forma relevante os rumos estratégicos das companhias”, explicaram os analistas ao "Valor Investe".