Putin telefona para Lula dias antes de se encontrar com Trump

Presidentes teriam discutido questões do Brics e tensões comerciais com os EUA.

Author
Publicado em 09/08/2025 às 16:12h - Atualizado 11 horas atrás Publicado em 09/08/2025 às 16:12h Atualizado 11 horas atrás por Wesley Santana
Lula é Putin se encontraram em maio durante visita oficial (Imagem: PR)
Lula é Putin se encontraram em maio durante visita oficial (Imagem: PR)

Neste sábado (9), o presidente Lula recebeu uma ligação de Vladimir Putin, líder da Rússia. Na ligação, os dois chefes de Estado discutiram temas como as tarifas dos Estados Unidos e a guerra da Ucrânia.

Segundo informações do Planalto, a chamada teria durado cerca de 40 minutos. Eles também trariam dos vínculos comerciais mantidos pelo Brasil e Rússia diretamente e por meio dos Brics.

“O presidente Lula enfatizou que o Brasil sempre apoiou o diálogo e a busca de uma solução pacífica e reafirmou que o seu governo está à disposição para contribuir com o que for necessário, inclusive no âmbito do Grupo de Amigos da Paz, lançado por iniciativa de Brasil e China”, informou o Planalto.

O telefonema acontece no ambiente em que países estão sendo formados para romperem algumas de suas negociações comerciais com a Rússia. A Índia, por exemplo, foi taxada em 40% adicionais pelos EUA por comprar o petróleo do Kremlin.

Leia mais: Lula diz que vai discutir tarifaço de Trump com o Brics

No entanto, a nota divulgada pelo governo brasileiro não traz informações de que esse tema foi tratado durante a ligação. Por outro lado, Putin teria agredido o governo federal por organizar a última Cúpula dos Brics, realizada no mês passado.

“O presidente Putin parabenizou o Brasil pelos resultados da Cúpula do Brics, realizada nos dias 6 e 7 de julho, no Rio de Janeiro. Na esfera bilateral, reforçaram a intenção de organizar a próxima edição da Comissão de Alto Nível de Cooperação Brasil-Rússia ainda este ano”, destacou a nota.

Trump e Putin

Nos próximos dias, o presidente dos EUA, Donald Trump, deve se encontrar com Putin, em uma conversa que pode pôr fim à guerra na Ucrânia. A diplomacia dos dois países já confirmaram a agenda que está marcada para acontecer no Alasca.

"O tão esperado encontro entre mim, como presidente dos Estados Unidos da América, e o presidente Vladimir Putin, da Rússia, acontecerá na próxima sexta-feira, 15 de agosto de 2025, no Grande Estado do Alasca", disse Trump.

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, reagiu ao encontro dizendo que o país não entregará nada à Rússia, caso essa seja parte de um eventual acordo costurado pelos EUA. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele afirmou que não vai compensar a Rússia pela invasão, em referência ao fato de que os EUA devem pedir que o país ceda parte de seu território em disputa.

"Esta guerra deve acabar, e a Rússia deve acabar com ela. A Rússia iniciou e está estendendo, ignorando todos os prazos, e esse é o problema, não outro", disse ele.