Produção industrial avança 1,1%, mostra IBGE

No acumulado do ano, o setor industrial apresentou um crescimento de 3,1%.

Author
Publicado em 01/11/2024 às 12:47h - Atualizado Agora Publicado em 01/11/2024 às 12:47h Atualizado Agora por Elanny Vlaxio
O resultado superou as expectativas do mercado (Imagem: Shutterstock)
O resultado superou as expectativas do mercado (Imagem: Shutterstock)

A produção industrial brasileira apresentou um crescimento de 1,1% em setembro de 2024, em comparação com o mês anterior, segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta sexta-feira (1º). Na comparação anual, a produção industrial registrou um avanço de 3,4%.

📊 O resultado da produção industrial em setembro superou as expectativas do mercado, registrando um crescimento de 1,1% em relação ao mês anterior. Essa taxa representa uma aceleração em comparação com o avanço de 0,2% observado em agosto. 

No acumulado do ano, o setor industrial apresentou um crescimento de 3,1%. Nos últimos dois meses, o setor avançou 2,6%, intensificando o ritmo de crescimento em relação aos meses anteriores.

O que puxou a alta

Entre as quatro grandes categorias econômicas da indústria, três registraram crescimento em setembro, com destaque para coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (4,3%) e produtos alimentícios (2,3%). 

📋 Essas atividades, que haviam apresentado retração nos meses anteriores, retomaram o crescimento em setembro, contribuindo significativamente para o resultado positivo do setor industrial.

Além dos setores de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis, e de produtos alimentícios, outros segmentos industriais também contribuíram positivamente para o resultado de setembro. 

👩‍🏭 Destacam-se os setores de veículos automotores, reboques e carrocerias (2,5%), produtos do fumo (36,5%), metalurgia (2,4%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (3,3%), que apresentaram expansão em suas atividades.