Selic a 15% ao ano: Quanto rende o seu dinheiro em CDB, LCA, LCI, Tesouro Selic?
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
A prévia da inflação oficial brasileira, medida pelo IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15), voltou a subir.
📈 O indicador acelerou 0,48% em setembro, devolvendo a queda de 0,14% registrada em agosto, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (25) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).
O motivo para a variação está na conta de luz. Afinal, o bônus de Itaipu gerou um desconto na conta de agosto, o que trouxe alívio para a inflação. Esse bônus, no entanto, não teve efeitos em setembro e a bandeira tarifária segue no patamar mais elevado (bandeira vermelha patamar 2), o que pressiona os preços da energia elétrica.
💡 Segundo o IBGE, esse movimento havia provocado uma redução de 4,93% dos preços da energia elétrica em agosto, mas levou a uma disparada de 12,17% da conta de luz em setembro.
O resultado do IPCA-15, contudo, fixou levemente abaixo do esperado pelo mercado, que projetava uma alta de 0,52% do indicador.
Segundo analistas, parte da "surpresa" veio da inflação dos serviços -indicador que é observado de perto pelo BC (Banco Central) na hora de definir a taxa de juros e ficou abaixo do esperado no IPCA-15 de setembro.
💲 Com o avanço de 0,48% em setembro, a prévia da inflação já acumula alta de 3,76% em 2025 e de 5,32% no acumulado em 12 meses.
Segundo o Boletim Focus, o mercado projeta uma alta de 4,83% da inflação oficial brasileira em 2025. A projeção é similar à do BC: 4,8%.
A meta de inflação perseguida pelo BC, no entanto, é de 3%, com um intervalo de tolerância de 1,5% a 4,5%.
Por isso, o Copom (Comitê de Política Monetária) reforçou nesta semana que a taxa Selic deve ficar em 15% por um "período bastante prolongado".
🏦 O Copom optou por manter os juros em 15% na sua última reunião, realizada na semana passada, para observar os efeitos da "firme elevação de juros" empreendida nos últimos meses,
Segundo o Copom, este é um "novo estágio" da política monetária, em que os juros ficam inalterados em 15% para que o comitê possa "seguir avaliando se, mantido o nível corrente por período bastante prolongado, tal estratégia será suficiente para a convergência da inflação à meta".
Com a alta da energia elétrica, o grupo de habitação foi o que mais pesou na prévia de inflação de setembro, com um avanço de 3,31%.
Também contribuíram com o aumento do IPCA-15 os preços de roupas femininas (1,19%), calçados e acessórios (1,02%) e planos de saúde (0,50%).
🍅 Os preços de alimentação e bebidas (-0,35%) e transportes (-0,25%), por outro lado, ficaram menores neste mês.
No caso de alimentação e bebidas, o recuo foi puxado pela alimentação no domicílio, que teve uma queda de 0,63%, refletindo preços menores do tomate (-17,49%), cebola (-8,65%), arroz (-2,91%) e café moído (-1,81%).
Já no caso dos transportes, o IPCA-15 caiu puxado sobretudo pelos preços do seguro de veículos (-5,95%) e pelas passagens aéreas (-2,61%). Contudo, o gás veicular (-1,55%) e a gasolina (-0,13%) também ficaram mais baratos.
Veja o desempenho dos grupos do IPCA-15 em setembro:
Embora ainda haja dúvidas se os juros podem permanecer em 14,75% ao ano, o Investidor10 apresenta as projeções para a renda fixa
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos em meio à guerra comercial
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano
Indicadores fundamentalistas favoráveis e cenário de dólar acima dos R$ 6 dão indícios para a ação que já disparou +45% em 20224
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Carta da gestora Sharp Capital em 2026 destaca três ações listadas na B3 que conseguiram ser campeãs em 15 anos.
Analistas do BTG Pactual revelam quais são os fundos de infraestrutura mais bombados em 2025.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?