ANP libera Petrobras (PETR4) para voltar a perfurar na Foz do Amazonas
Apesar da autorização, a retomada da perfuração está condicionada ao cumprimento de uma série de exigências técnicas.
🚨 A Petrobras (PETR4) anunciou nesta quarta-feira (20) que o presidente do Conselho de Administração, Pietro Adamo Sampaio Mendes, apresentou sua renúncia ao cargo.
Segundo a estatal, o executivo justificou a decisão pela busca de “novos desafios profissionais”.
Em comunicado oficial, a companhia destacou que Mendes agradeceu o apoio recebido durante sua gestão.
“O Sr. Pietro Adamo Sampaio Mendes, ao renunciar, deixou seu agradecimento aos colegas de Conselho, aos membros da Diretoria Executiva liderados pela presidente Magda Chambriard e às equipes da Petrobras pela colaboração durante seu período à frente do Conselho de Administração e desejou sucesso a todos na caminhada que prossegue”, informou a Petrobras.
De acordo com o Estatuto Social da Petrobras, em caso de vacância no cargo de presidente do Conselho de Administração, o próprio colegiado pode eleger um substituto interino, que exercerá a função até a próxima Assembleia Geral de Acionistas.
A saída de Mendes ocorre um dia após o Senado Federal aprovar sua indicação para a diretoria da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
➡️ Leia mais: BB (BBAS3), Itaú (ITUB4) e Bradesco (BBDC4) desabam na B3 com “nova lei” do STF
A renúncia de Pietro Mendes acontece em um momento de intensas mudanças estratégicas na Petrobras, em um ano marcado por discussões sobre:
Para especialistas do setor, a nomeação de Mendes para a ANP reforça a presença de profissionais com experiência técnica e histórica no setor de energia em posições-chave.
📊 Isso ocorre em meio a debates sobre política de preços de combustíveis, investimentos e regulação que podem moldar o futuro da estatal e do mercado de óleo e gás no Brasil.
Apesar da autorização, a retomada da perfuração está condicionada ao cumprimento de uma série de exigências técnicas.
Para o banco, os dividendos da estatal podem ser pressionados pela alta dos investimentos.
Segundo a ANP, a produção da Petrobras avançou em dezembro, com alta no petróleo e no gás natural, impulsionada pelo pré-sal.
A disparada levantou dúvidas entre os investidores sobre quanto dessa alta já está precificada e o que ainda pode sustentar o papel em 2026.
Sem a petroleira, o lucro das demais estatais somou R$ 41,8 bilhões, o que deixa clara a forte dependência em relação à Petrobras.
Por volta das 12h, os papéis preferenciais PETR4 subiam 2,54%, negociados a R$ 38,29, liderando os ganhos do Ibovespa.
Segundo comunicado, os acordos firmados podem resultar na comercialização de até 60 milhões de barris de petróleo brasileiro.
O objetivo é compensar o declínio natural de campos mais antigos e reforçar a presença da companhia.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?