Presidente do BC diz que Open Finance foi a maior dificuldade de negociação com bancos

Campos Neto destacou que o objetivo do BC é desenvolver um open finance amplo, com ênfase em portabilidade e comparabilidade em tempo real.

Author
Publicado em 19/04/2024 às 18:21h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 19/04/2024 às 18:21h Atualizado 3 meses atrás por Jennifer Neves
Foto - Shutterstock
Foto - Shutterstock

🏦 O presidente do BC (Banco Central), Roberto Campos Neto, afirmou, nesta sexta-feira (19), que a implementação do open finance, sistema em que os dados dos clientes são compartilhados entre as instituições financeiras, foi o desafio mais complexo durante as negociações com os bancos como parte da agenda de inovação do BC.

Durante um seminário promovido pelo BIS (Banco de Compensações Internacionais) e pelo Peterson Institute for International Economics (PIEE) em Washington, nos Estados Unidos, paralelo às reuniões de Primavera, Campos Neto destacou que negociar o open finance com os bancos foi o ponto mais difícil.

Ele mencionou que o objetivo do BC é desenvolver um open finance amplo, com ênfase em portabilidade e comparabilidade em tempo real, com a intenção de criar um mercado financeiro digital eficiente.

O open finance brasileiro já resultou na portabilidade de R$ 1 bilhão em crédito e no aumento de limites em R$ 700 milhões, conforme mencionado por Campos Neto. "Então, isso já está em andamento. Mesmo sem o ecossistema completo, que é o marketplace financeiro, acredito que isso acontecerá em breve", declarou o presidente do BC.