PGR formaliza acusação contra Zambelli e hacker 'Vaza Jato' por invasão e falsificação
A denúncia alega que ambos acessaram ilegalmente sistemas do Judiciário e cometeram atos de falsificação ideológica.

☠️ A PGR (Procuradoria Geral da República) formalizou uma acusação contra a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o hacker conhecido como “Vaza Jato”, Walter Delgatti, pelos delitos de invasão a sistema informático e falsificação ideológica.
A denúncia alega que ambos acessaram ilegalmente sistemas do Judiciário e cometeram atos de falsificação ideológica. O propósito dessas invasões seria a inclusão fraudulenta de mandados de alvarás de soltura e mandados de prisão, supostamente assinados pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Alexandre de Moraes.
Agora, cabe ao STF decidir se aceita ou não a denúncia feita pela PGR para dar início a um processo penal contra os acusados. O relator do caso é o próprio ministro Moraes.
O ministro concedeu um prazo de 15 dias para que as defesas de Zambelli e Delgatti se posicionem sobre a denúncia. Em comunicado, a defesa de Zambelli expressou surpresa com a acusação e argumentou que não existem provas de sua participação ou incentivo às ações de Delgatti.
Eles contestam a narrativa do hacker, reafirmando que a investigação desmente as acusações. A defesa pretende demonstrar a inocência da deputada nas supostas infrações penais.
Segundo a defesa do hacker, Zambelli teria pago a quantia de R$ 40 mil para a invasão de sistemas judiciais, o que é negado pela deputada. Documentos enviados à PF em novembro de 2023 reiteram a acusação de mitomania contra Delgatti Neto.
Durante depoimento na CPMI (Comissão de Inquérito Parlamentar) sobre o dia 8 de Janeiro, que aconteceu em agosto de 2023, Delgatti reiterou que a solicitação de ataque ao sistema partiu da deputada. Ele também alegou que o ex-presidente Jair Bolsonaro prometeu anistia em caso de cometimento de ilícitos.
O advogado de Delgatti, Ariovaldo, acrescentou que o cliente forneceu detalhes à PF sobre sua presença no Ministério da Defesa e colaborou com a elaboração de um relatório sobre possíveis vulnerabilidades nas urnas eletrônicas.

Barsi da Faria Lima faz o alerta: Selic em 2025 subirá a 'patamares esquecidos'
Fundo Verde, liderado por Luis Stuhlberger, já acumula valorização superior a 26.000% desde 1997 e revela estratégia de investimentos para este ano

Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima

3 REITs de data center que podem subir com o plano de Trump, segundo Wall Street
Presidente eleito dos Estados Unidos anuncia US$ 20 bilhões em investimentos para construir novos data centers no país

Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados

Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump

Poupança renderá mais com Selic a 10,75%? Cuidado com o mico
Rentabilidade da caderneta de poupança pode ficar travada pelos próximos cinco anos

Como investir na renda fixa em 2025 após tarifas de Trump ao Brasil?
Presidente dos EUA impõe alíquota de 10% para produtos brasileiros importados por americanos e analistas comentam possíveis impactos nos investimentos

Brasil recorre à renda fixa em dólar em 2025; veja anúncio do Tesouro Nacional
Meta do governo é ter entre 3% e 7% da sua dívida em títulos de renda fixa em dólar