PF prende cunhado de Vorcaro, do Master, que tentava embarcar para Dubai

Empresário ligado ao Banco Master é alvo da operação Compliance Zero.

Author
Publicado em 14/01/2026 às 11:29h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 14/01/2026 às 11:29h Atualizado 1 minuto atrás por Wesley Santana
Fabiano é pastor evangélico e formado em direito (Imagem: Divulgação)
Fabiano é pastor evangélico e formado em direito (Imagem: Divulgação)

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta quarta-feira (14), o empresário Fabiano Campos Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, dono do Banco Master. Ele foi detido no Aeroporto de Guarulhos, no momento em que se preparava para embarcar em um jatinho com destino a Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

A apreensão foi feita no âmbito da operação Compliance Zero, que investiga um suposto esquema criminoso operado por meio do Master. Além da detenção, Zettel também foi alvo de busca e apreensão em seus dois imóveis, no Rio de Janeiro e em São Paulo.

O mandado foi expedido pelo ministro Dias Toffoli, do STF (Supremo Tribunal Federal), e inclui outros 42 endereços no documento. O próprio Vorcaro, além de seu pai e sua irmã, também foram alvos de novas buscas nesta manhã.

Leia mais: Banco Master: PF faz nova operação para investigar fraudes financeiras

Casado com Natália Vorcaro, Zettel é advogado e pastor da Igreja Lagoinha, tendo exercido cargos em empresas ligadas a seu cunhado. Um desses negócios é a Super Empreendimentos, que já foi apontada como um escritório de Vorcaro em Brasília.

Ele também atua como sócio em unidades das marcas de açaí Oakberry e da academia de luxo Les Cinq. Nas redes sociais, se apresenta como CEO da Moriah Asset, um fundo de investimentos de private equity que mantém participações nas empresas citadas.

O empresário também tem atuação na política, embora não tenha saído como candidato nas eleições. Em 2022, foi o sexto maior doador pessoa física da eleição, tendo repassado cerca de R$ 3 milhões para a campanha do ex-presidente Jair Bolsonaro e outros R$ 2 milhões para Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo.

A defesa de Zettel foi procurada pela imprensa, mas não se manifestou até a publicação desta reportagem. O espaço está aberto para comentários. 

Nelson Tanure na lista

Outro nome de destaque na operação desta quarta-feira é o de Nelson Tanure, um dos maiores investidores do país. Ele foi abordado no Aeroporto de Curitiba, quando estava prestes a ir a São Paulo, sem bagagem.

Tanure não foi detido, mas teve seu celular solicitado pela PF, ao que respondeu sem resistências. Ele foi liberado para seguir viagem após a apreensão do smartphone.

Aos 75 anos, Tanure é um dos investidores brasileiros mais conhecidos, pois faz investimentos em diversos setores. Entre as empresas das quais é acionista estão Light, Alliança Saúde, Gafisa, PRIO e TIM Brasil, todas listadas na bolsa de valores.