Petrobras (PETR4): TST formaliza recontratação de trabalhadores de fábrica de fertilizantes

Devem ser recontratados aproximadamente 240 funcionários, dos cerca de 400 demitidos.

Author
Publicado em 12/06/2024 às 09:00h - Atualizado 3 meses atrás Publicado em 12/06/2024 às 09:00h Atualizado 3 meses atrás por Elanny Vlaxio
Segundo os trabalhadores, a Petrobras havia descumprido o Acordo Coletivo de Trabalho (Shutterstock)
Segundo os trabalhadores, a Petrobras havia descumprido o Acordo Coletivo de Trabalho (Shutterstock)

Nesta quarta-feira (12), o TST (Tribunal Superior do Trabalho) oficializou um acordo histórico entre a Petrobras (PETR4) e a FUP (Federação Única dos Petroleiros). O acordo garante a recontratação de trabalhadores a partir da retomada das operações da fábrica de fertilizantes nitrogenados Ansa, localizada no Paraná (PR).

📋 Aproximadamente 240 funcionários, dos cerca de 400 demitidos quando a unidade foi hibernada em 2020, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), devem ser recontratados. Na época, a Petrobras afirmou que a matéria-prima da fábrica estava mais cara que o produto final, e que a unidade estava acumulando prejuízos desde 2013.

Leia também: Itaú Unibanco (ITUB4) é o preferido do setor financeiro para JP Morgan

No mesmo período, os petroleiros fizeram um protesto contra as demissões. Segundo a classe, a Petrobras havia descumprido o Acordo Coletivo de Trabalho ao realizar a demissão geral dos funcionários na Ansa. Em resposta, a petroleira ofereceu um pacote de benefícios adicional às verbas rescisórias legais. 

✔️ Já a decisão de recontratação, segue a aprovação da diretoria da Petrobras para reativar as operações da unidade, com previsão para o segundo semestre de 2025. O acordo foi realizado com a intervenção do Cejusc (Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho) do TST, envolvendo o MPT (Ministério Público do Trabalho), Petrobras e Ansa.

PETR4

Petrobrás
Cotação

R$ 39,38

Variação (12M)

26,09 % Logo Petrobrás

Margem Líquida

16,81 %

DY

12.43%

P/L

6,07

P/VP

1,30