Dividendos da Petrobras (PETR4) podem decepcionar no 4T25, alerta BTG
Para o banco, os dividendos da estatal podem ser pressionados pela alta dos investimentos.
Nesta quarta-feira (12), o TST (Tribunal Superior do Trabalho) oficializou um acordo histórico entre a Petrobras (PETR4) e a FUP (Federação Única dos Petroleiros). O acordo garante a recontratação de trabalhadores a partir da retomada das operações da fábrica de fertilizantes nitrogenados Ansa, localizada no Paraná (PR).
📋 Aproximadamente 240 funcionários, dos cerca de 400 demitidos quando a unidade foi hibernada em 2020, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), devem ser recontratados. Na época, a Petrobras afirmou que a matéria-prima da fábrica estava mais cara que o produto final, e que a unidade estava acumulando prejuízos desde 2013.
Leia também: Itaú Unibanco (ITUB4) é o preferido do setor financeiro para JP Morgan
No mesmo período, os petroleiros fizeram um protesto contra as demissões. Segundo a classe, a Petrobras havia descumprido o Acordo Coletivo de Trabalho ao realizar a demissão geral dos funcionários na Ansa. Em resposta, a petroleira ofereceu um pacote de benefícios adicional às verbas rescisórias legais.
✔️ Já a decisão de recontratação, segue a aprovação da diretoria da Petrobras para reativar as operações da unidade, com previsão para o segundo semestre de 2025. O acordo foi realizado com a intervenção do Cejusc (Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas da Justiça do Trabalho) do TST, envolvendo o MPT (Ministério Público do Trabalho), Petrobras e Ansa.
Para o banco, os dividendos da estatal podem ser pressionados pela alta dos investimentos.
Segundo a ANP, a produção da Petrobras avançou em dezembro, com alta no petróleo e no gás natural, impulsionada pelo pré-sal.
A disparada levantou dúvidas entre os investidores sobre quanto dessa alta já está precificada e o que ainda pode sustentar o papel em 2026.
Sem a petroleira, o lucro das demais estatais somou R$ 41,8 bilhões, o que deixa clara a forte dependência em relação à Petrobras.
Por volta das 12h, os papéis preferenciais PETR4 subiam 2,54%, negociados a R$ 38,29, liderando os ganhos do Ibovespa.
Segundo comunicado, os acordos firmados podem resultar na comercialização de até 60 milhões de barris de petróleo brasileiro.
O objetivo é compensar o declínio natural de campos mais antigos e reforçar a presença da companhia.
A estatal também reforçou que o valor pago pelo consumidor final não depende apenas do preço da molécula do gás comercializado.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?