Petrobras (PETR4) avança na África, com aquisição na Namíbia
A estatal comprou uma participação de 42,5% em um bloco exploratório de 11 mil km².
💲 A Petrobras (PETR4) firmou contratos significativos no valor de aproximadamente 1 bilhão de dólares com a Constellation para expandir suas operações no campo de Roncador, localizado na Bacia de Campos.
O acordo inclui tanto o afretamento quanto a prestação de serviços de dois navios-sondas, Laguna Star e Tidal Action, que atuarão nas campanhas de perfuração e completação de poços a partir de 2025.
Cada navio será contratado por um período de dois anos e meio, de acordo com o comunicado oficial divulgado pela Petrobras.
A empresa reforçou que os contratos preveem um compromisso de pelo menos 30% de conteúdo local, o que significa que parte dos serviços e recursos deverá ser fornecida por empresas brasileiras, alinhando-se às diretrizes de incentivo à economia nacional.
🔴 Leia mais: Petrobras (PETR4) intensifica disputa por fatia em bloco exploratório na Namíbia
O campo de Roncador, onde essas operações serão conduzidas, tem 75% de sua participação controlada pela Petrobras, enquanto os outros 25% pertencem à Equinor, empresa norueguesa de energia.
Essa nova fase de investimentos ressalta o compromisso da Petrobras com a ampliação de suas atividades no Brasil e a importância do campo de Roncador para a produção de petróleo da empresa.
📈 Com essa ação, a Petrobras visa consolidar sua posição como líder na exploração offshore e reforçar sua presença estratégica na Bacia de Campos, uma das áreas mais produtivas do país.
A estatal comprou uma participação de 42,5% em um bloco exploratório de 11 mil km².
Apesar da autorização, a retomada da perfuração está condicionada ao cumprimento de uma série de exigências técnicas.
Para o banco, os dividendos da estatal podem ser pressionados pela alta dos investimentos.
Segundo a ANP, a produção da Petrobras avançou em dezembro, com alta no petróleo e no gás natural, impulsionada pelo pré-sal.
A disparada levantou dúvidas entre os investidores sobre quanto dessa alta já está precificada e o que ainda pode sustentar o papel em 2026.
Sem a petroleira, o lucro das demais estatais somou R$ 41,8 bilhões, o que deixa clara a forte dependência em relação à Petrobras.
Por volta das 12h, os papéis preferenciais PETR4 subiam 2,54%, negociados a R$ 38,29, liderando os ganhos do Ibovespa.
Segundo comunicado, os acordos firmados podem resultar na comercialização de até 60 milhões de barris de petróleo brasileiro.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?