Dividendos da Petrobras (PETR4) podem decepcionar no 4T25, alerta BTG
Para o banco, os dividendos da estatal podem ser pressionados pela alta dos investimentos.
🛢️ A Petrobras (PETR4) comunica ao mercado nesta quinta-feira (23) sobre o início da fase vinculante referente à cessão total de sua participação minoritária de 25% no Campo de Tartaruga, que inclui direitos de exploração, desenvolvimento e produção de óleo e gás natural.
No caso, o complexo localizado no município sergipano de Pirambu, em águas rasas da Bacia de Sergipe-Alagoas, operado pela SPE Tiêta, uma subsidiária da PetroRecôncavo (RECV3).
Os potenciais compradores habilitados para essa fase receberão carta-convite (Process Letter) com instruções detalhadas sobre o processo em tela, incluindo orientações para a realização de due diligence e envio das propostas vinculantes.
Já a presente divulgação está consoante às normas internas da Petrobras e com as disposições do procedimento especial de cessão de direitos de exploração, desenvolvimento e produção de petróleo, gás natural e outros hidrocarbonetos fluidos, previsto no Decreto 9.355/2018.
Os poços de exploração do Campo de Tartaruga foram perfurados direcionalmente, a partir da base situada na porção terrestre do complexo. A parcela de produção da PETR4 do Campo de Tartaruga, considerando a média de 2024, foi de aproximadamente 41 barris por dia de óleo e 689 metros cúbicos por dia de gás associado.
A estatal detém 25% de participação do ativo e a empresa controlada pela RECV3 é a operadora, com 75% de participação.
➡️ Leia mais: 4 ações na B3 podem tirar proveito da China parando de comprar soja do Brasil, diz BTG
Para o banco, os dividendos da estatal podem ser pressionados pela alta dos investimentos.
Segundo a ANP, a produção da Petrobras avançou em dezembro, com alta no petróleo e no gás natural, impulsionada pelo pré-sal.
A disparada levantou dúvidas entre os investidores sobre quanto dessa alta já está precificada e o que ainda pode sustentar o papel em 2026.
Sem a petroleira, o lucro das demais estatais somou R$ 41,8 bilhões, o que deixa clara a forte dependência em relação à Petrobras.
Por volta das 12h, os papéis preferenciais PETR4 subiam 2,54%, negociados a R$ 38,29, liderando os ganhos do Ibovespa.
Segundo comunicado, os acordos firmados podem resultar na comercialização de até 60 milhões de barris de petróleo brasileiro.
O objetivo é compensar o declínio natural de campos mais antigos e reforçar a presença da companhia.
A estatal também reforçou que o valor pago pelo consumidor final não depende apenas do preço da molécula do gás comercializado.
Cadastro
Já tem uma conta? Entrar
Cadastro
Cadastre-se grátis para continuar acessando o Investidor10.
Já tem uma conta? Entrar
Olá! Você pode nos ajudar respondendo apenas 2 perguntinhas?
Oba! Que ótimo saber que você curte nosso trabalho!
Já que você é um investidor Buy And Hold e adora nossa plataforma, gostaria de te apresentar uma solução que vai turbinar o retorno de seus investimentos! Topa?