Petrobras (PETR4) aprova política de clawback, entenda
Exigida pela SEC, política determina que diretores devolvam valores recebidos erroneamente em acaso de ajuste de balanços
A Petrobras (PETR4) aprovou nesta sexta-feira (1º) uma política de clawback, que estabelece procedimentos de cobrança de valores pagos erroneamente aos diretores da empresa em caso de revisão e ajuste dos resultados financeiros.
🗨️ Segundo a Petrobras, essa política tem o objetivo de "descrever o procedimento de cobrança de valores pagos erroneamente (“Compensação Concedida Erroneamente”) aos membros e ex-membros da Diretoria Executiva compensados por remuneração variável atrelada a resultados financeiros, em caso de republicação/refazimento (restatement) de demonstrações financeiras".
Exigência da SEC
A adoção de uma política de clawback é uma exigência da SEC (Securities and Exchange Commission), a reguladora do mercado de capitais dos Estados Unidos. Essa política entrou em vigor na Bolsa de Nova York e na Nasdaq em 2 de outubro, com um prazo de 60 dias para a adequação das empresas listadas.
📈A Petrobras teve que seguir a regra já que tem ADRs (American Depositary Receipts) negociados em Nova York. A petroleira brasileira publicou a política no último dia do prazo de ajuste. Segundo a SEC, as empresas que não cumprirem as exigências estarão sujeitas a penalidades, como a exclusão da bolsa.
A política da Petrobras
A política de clawback aprovada pela Petrobras determina que os membros e ex-membros da diretoria executiva da companhia são obrigados a reembolsar ou devolver remunerações pagas erroneamente. A política foca em remunerações variáveis, como os incentivos pagos com base no atingimento de metas corporativas e individuais definidas e avaliadas pelo Conselho de Administração.
Leia também: Suzano (SUZB3) pagará R$ 1,5 bilhão em JCP, veja valor por ação
💰 Neste caso, a Petrobras deve definir o valor a ser devolvido e notificar os responsáveis pelo pagamento ou seus beneficiários, herdeiros, executores, administradores e outros representantes legais. A companhia ainda poderá contratar consultorias externas para calcular os valores e cobrar essas e outras despesas do processo de recuperação dos valores, inclusive honorários advocatícios.
A política, contudo, estabelece exceções "quando a cobrança for inviável, de acordo com a determinação de boa-fé da maioria dos conselheiros independentes que fazem parte do Conselho de Administração".
Mais empresas adotam Clawback
A Petrobras não foi a única brasileira a se adequar às novas regras da SEC. Na quinta-feira (30), Vale (VALE4) e Suzano (SUZB3) também publicaram políticas de clawback.
21 ações que pagarão mais dividendos em 2025, segundo BTG Pactual
Veja a lista de companhias brasileiras que podem garantir uma boa renda passiva
Renda fixa isenta de IR: FS Bio recompra CRAs pagando IPCA+ 11% ao ano
Crise no crédito de empresas do agronegócio faz taxas dispararem e preços dos títulos caírem na marcação a mercado
Renda fixa isenta de IR está entre as captações favoritas das empresas em 2024
Emissão de debêntures e mercado secundário de renda fixa batem recordes entre janeiro e setembro, diz Anbima
Agora é a renda fixa que fará B3 (B3SA3) pagar mais dividendos
Genial Investimentos aponta avenidas de crescimento e preço-alvo da dona da bolsa de valores brasileira
Selic a 10,75%: Quanto rende o seu dinheiro em LCA e LCI
Saiba como está a rentabilidade da renda fixa bancária isenta de imposto de renda
Petroleira paga taxa equivalente a IPCA+ 9,50% ao ano em debêntures isentas
BTG Pactual vê oportunidade em renda fixa isenta de imposto emitida por empresa que acaba de se fundir na bolsa brasileira
Quais tipos de renda fixa ganham e perdem com a eleição de Trump?
Renda fixa em dólar pode ganhar mais fôlego com juros futuros em alta. Aqui no Brasil, a preferência é por títulos pós-fixados
Tesouro Direto sobe mais de 1% em apenas 1 dia com agito das eleições nos EUA
Juros compostos caem e preços dos títulos saltam na marcação a mercado aqui no Brasil, com ligeira vantagem de Kamala Harris contra Donald Trump