PagBank (PAGS34) lidera ranking de reclamações do BC no 2º tri
O Banco Central registrou 2.867 reclamações consideradas procedentes contra o PagBank no trimestre.
O PagBank (PAGS34) recebeu o maior volume de queixas no setor financeiro no segundo trimestre de 2024. É o que mostra o ranking de reclamações do BC (Banco Central).
🏦 O ranking reúne as queixas apresentadas contra bancos, financeiras e instituições de pagamento e classifica as instituições mais reclamadas de acordo com o número de queixas e de clientes de cada uma.
A lista é divulgada trimestralmente pelo Banco Central e havia sido encabeçada pelo Banco Inter (INBR32) no primeiro trimestre de 2024.
O PagBank estava em terceiro lugar no início do ano, atrás do Inter e do conglomerado formado pelo BTG Pactual (BPAC11) e pelo Banco Pan (BPAN4).
📈O antigo PagSeguro, no entanto, assumiu a dianteira do ranking no segundo trimestre ao atingir um índice de reclamações de 90,62. O número representa a estimativa de reclamações procedentes por milhão de cliente.
Com cerca de 31,6 milhões de clientes, o PagBank recebeu 2.867 reclamações consideradas procedentes pelo BC no trimestre. Ou seja, reclamações em que foi verificado indício de descumprimento de lei ou da regulamentação do Banco Central.
Inter e BTG Pactual/Banco Pan aparecem em segundo e terceiro lugar do ranking do segundo trimestre, mas bancões como Santander (SANB11) e Bradesco (BBDC4) também apresentaram um alto volume de queixas.
Veja as 15 instituições financeiras mais reclamadas no 2º trimestre:
- PagBank (PAGS34): 90,62;
- Inter (INBR32): 82,16;
- BTG Pactual (BPAC11) / Banco Pan (BPAN4): 77,38;
- C6 Bank: 68,90;
- Ame Digital, da Americanas (AMER3): 53,55;
- Santander (SANB11): 52,63;
- Bradesco (BBDC4): 38,43;
- Caixa Econômica Federal: 35,52;
- Itaú (ITUB4): 34,68;
- Mercado Pago: 25,87;
- Original: 25,48;
- Neon: 24,34;
- Nubank (ROXO34): 21,58;
- Banco do Brasil (BBAS3): 18,40;
- PagueVeloz: 8,21.
Principais reclamações
Ainda de acordo com o Banco Central, os consumidores de serviços financeiros se queixam, sobretudo, de questões relacionadas ao crédito.
Veja as cinco queixas mais comuns no 2º trimestre:
- Restrição à realização de portabilidade de operações de crédito consignado relativas a pessoas naturais;
- Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito;
- Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito, exceto consignado;
- Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito;
- Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito consignado.
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