Paciente com chip da Neuralink já consegue projetar objetos 3D com a mente

A empresa quer operar um total de 10 pacientes ainda em 2024.

Author
Publicado em 22/08/2024 às 08:30h - Atualizado 24 dias atrás Publicado em 22/08/2024 às 08:30h Atualizado 24 dias atrás por Elanny Vlaxio
Esse projeto foi posteriormente impresso em 3D e integrado ao seu equipamento (Shutterstock)
Esse projeto foi posteriormente impresso em 3D e integrado ao seu equipamento (Shutterstock)

A Neuralink, empresa de Elon Musk especializada em implantes cerebrais, anunciou um novo marco em seus testes clínicos. O segundo paciente a receber o dispositivo, Alex, demonstrou progressos significativos um mês após a cirurgia. Além de aprimorar suas habilidades em jogos eletrônicos, Alex iniciou o aprendizado de software de design 3D, utilizando a interface cérebro-computador para criar objetos virtuais. 

🤯 A empresa informou que o paciente conseguiu controlar o cursor de um computador utilizando apenas a mente em menos de cinco minutos após a conexão inicial do dispositivo. Em poucas horas, ele já havia superado os melhores resultados obtidos anteriormente com o equipamento, tanto em termos de velocidade quanto de precisão.

Leia também: Concorrente da Nvidia faz aquisição de R$ 27 bilhões

Antes de sua lesão na medula espinhal, o paciente exercia a profissão de técnico automotivo, demonstrando habilidade em reparar e operar diversos tipos de veículos e maquinários. Visando proporcionar uma experiência mais autônoma e alinhada com sua experiência profissional, a Neuralink decidiu incluir em seus testes a utilização de softwares de design 3D profissionais.

💻 A expectativa é que o paciente possa, no futuro, desenvolver projetos sem a necessidade de auxílio constante de um sistema de suporte. Apenas dois dias após receber o implante cerebral, o paciente já estava utilizando o software de design 3D Fusion 360. Ele criou um suporte personalizado para o carregador do seu implante. Esse projeto foi posteriormente impresso em 3D e integrado ao seu equipamento

Noland Arbaugh, o primeiro paciente a receber o implante cerebral da Neuralink e que sofre de tetraplegia, tem compartilhado publicamente os benefícios que a tecnologia trouxe para sua vida. Desde o início do ano, quando recebeu o dispositivo, Arbaugh tem destacado a capacidade de jogar videogames como uma das principais melhorias.