Para manter o "bank": Nubank (ROXO34) quer obter licença bancária no Brasil

Com isso, o roxinho busca adaptar-se a novas regras do BC e manter sua marca.

Author
Publicado em 03/12/2025 às 12:35h - Atualizado 1 minuto atrás Publicado em 03/12/2025 às 12:35h Atualizado 1 minuto atrás por Marina Barbosa
Segundo o Nubank, mudança não vai afetar os clientes (Imagem: Divulgação)
Segundo o Nubank, mudança não vai afetar os clientes (Imagem: Divulgação)

Nubank (ROXO34) pretende obter uma licença bancária para, assim, poder manter a sua marca no Brasil.

🏦 A decisão foi tomada depois de o BC (Banco Central) e o CMN (Conselho Monetário Nacional) endurecerem as regras aplicadas às fintechs que operam no país.

Na semana passada, os órgãos decidiram que fintechs e instituições de pagamento não podem usar termos relacionados a atividades para as quais não têm autorização de funcionamento em seus nomes ou marcas.

Na prática, a norma restringe o uso de termos como “banco” ou “bank por instituições que não possuem autorização formal para operar como banco. É o caso do Nubank, que, embora seja conhecido como um banco digital, atua oficialmente como uma instituição de pagamento perante o BC.

O Nubank decidiu, então, obter uma licença bancária para se adaptar à nova regra e, assim, poder manter a sua marca e identidade visual.

"Nossa identidade e missão de simplificar a vida dos nossos clientes permanecem iguais", afirmou a CEO do Nubank no Brasil, Livia Chanes.

Nada muda para os clientes

O Nubank anunciou a decisão nesta quarta-feira (3) e garantiu que a mudança não trará impacto para os clientes, pois todas as operações seguirão normalmente.

O roxinho ainda disse que a mudança não implica em alterações materiais nas exigências adicionais de capital e liquidez.

"Atualmente, o Nubank cumpre todas as exigências regulatórias e opera com todas as licenças necessárias como Instituição de Pagamento, Sociedade de Crédito, Financiamento e Investimento, e Corretora de Títulos e Valores Mobiliários", acrescentou.

Segundo o BC, o prazo para que as instituições financeiras apresentem um plano de adequação à nova regra é de 120 dias. Já o prazo para a implantação deste plano é de um ano, a contar da publicação da norma, em 28 de novembro. Por isso, a mudança do Nubank deve se efetivar em 2026.

ROXO34

Nu Holdings (NuBank)
Cotação

R$ 15,48

Variação (12M)

31,97 % Logo Nu Holdings (NuBank)

Margem Líquida

26,35 %

DY

-%

P/L

33,27

P/VP

7,97