Microsoft diz que China usará IA para influenciar eleições nos EUA

Empresa também alertou que o mesmo deve acontecer nos pleitos da Coreia do Sul e da Índia

Author
Publicado em 05/04/2024 às 17:42h - Atualizado 1 mês atrás Publicado em 05/04/2024 às 17:42h Atualizado 1 mês atrás por Wesley Santana
Casa Branca é a sede do governo norte-americano. Foto: Shutterstock
Casa Branca é a sede do governo norte-americano. Foto: Shutterstock

🇨🇳Um relatório da Microsoft, publicado na quinta-feira (4), diz que a China vai usar inteligência artificial para influenciar as eleições dos Estados Unidos.

O documento foi produzido pela equipe de inteligência de ameaças da big tech, que identificou o mesmo perfil em relação às eleições de Taiwan, em janeiro deste ano. Segundo o grupo, o país asiático também quer interferir nas eleições das vizinhas Coreia do Sul e Índia.

A influência se dará, de acordo com a Microsoft, na produção de conteúdos gerados por inteligência artificial generativa. Embora não tenha informado o teor dos textos -se eram notícias falsas, por exemplo-, a empresa disse que seriam distribuídos pelas redes sociais.

🫨Leia também: Terremoto atinge Nova York e interrompe sessão da ONU

"À medida que as populações da Índia, Coreia do Sul e EUA vão às urnas, é provável que vejamos atores cibernéticos e de influência chineses, e em certa medida, atores cibernéticos norte-coreanos, trabalharem para atingir essas eleições", diz o relatório.

A Microsoft garante que a China usou esse mesmo modus operante para influenciar as eleições presidenciais de Taiwan, ilha que pede independência do governo chinês. Por lá, teriam sidos feitas campanhas de desinformação, no que ela avalia ser a primeira vez que um governo usa conteúdo por IA para influenciar eleições estrangeiras.

Eleições nos EUA

🇺🇸As eleições presidenciais dos Estados Unidos estão marcadas para 5 de novembro, com resultados que devem ser divulgadas nos dias seguintes. Os dois principais candidatos na disputa são: Donald Trump (Republicanos), ex-presidente, Joe Biden (Democratas), atual mandatário do país norte-americano.

A mais recente pesquisa de intenção de votos mostrou Trump à frente de Biden em seis dos sete principais estados. Segundo o The Wall Street Journal, o ex-presidente tem uma vantagem de 2 a 8 pontos percentuais nos estados sondados.